Broca-do-café: CNA alerta produtores sobre infestação

Incidência da praga tem aumentando nas últimas safras, o que pode causar perdas em peso de até 20% na colheita do café

02/03/2018 18:21:20

 

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou no final de fevereiro alerta aos cafeicultores sobre o monitoramento da broca-do-café (Hypothenemus hampei) nas lavouras brasileiras.

A infestação da praga tem aumentado nas últimas safras, com danos diretos na produção, informa a CNA. Um material explicativo distribuído aos produtores explica como e quando monitorar a praga e identificar o nível de controle nas lavouras.

A entidade do setor cafeeiro consolidou neste material orientações sobre como identificar, controlar e evitar a praga. Segundo a cartilha, as perdas em peso podem chegar a 20% em momentos de alta infestação. Há também perda na qualidade por causa do aumento do número de grãos brocados, o que deprecia o produto durante a classificação física.

As condições ambientais que favorecem o surgimento da praga e orientações para o controle químico e biológico, além da época da infestação também constam no material. A orientação é pelo acompanhamento constante da lavoura no período de trânsito da praga, que ocorre 60 dias após a principal florada.

Veja dicas para controlar a infestação da broca-do-café. Saiba mais AQUI.

Leia também:

+Atenção: clima está propício à infestação de broca-do-café

+Broca-da-cana: produtor deve estar atento à infestação até maio

 

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!