Conab estima aumento de 9,2% na produção de trigo do Brasil

Previsão leva em conta produtividade, sem considerar aumento de área. Preço também deve subir no mercado internacional, segundo o Rabobank

09/03/2018 18:15:28

Atualizado:

16/03/2018 16:50:45

 

Na sua primeira estimativa para a safra brasileira de trigo 2018/19, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estimou um aumento de 9,2% na produção do país. O cereal de inverno colhido nesta temporada deverá chegar a um total de 4,66 milhões de toneladas (MT), de acordo com a entidade.

A última projeção da Conab estava fixada em 4,26 milhões de toneladas. A expansão deve ocorrer, de acordo com a entidade, apenas com o aumento da produtividade, já que por enquanto foi mantida a mesma área. 

Aumento no preço

Maior banco de agronegócio do mundo, o holandês Rabobank acredita que o preço do trigo vai subir no mercado internacional justamente durante a colheita brasileira. Segundo o banco holandês, as cotações deverão subir a partir de julho até o primeiro trimestre de 2019 e poderão dar sustentação aos preços do trigo interno (brasileiro) no segundo semestre de 2018, justamente quando o produtor brasileiro começa a colher a sua safra. 

De acordo com o Rabobank, as razões para esta alta seria várias, mas em primeiro lugar o fenômeno climático La Niña. Os riscos climáticos afetam os mercados americano e europeu, com o congelamento das temperaturas.

Leia mais:

+Trigo: produtores superam média nacional com tecnologia

+Produtores de trigo devem colher 1,4 milhão de toneladas no RS

 

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!