Alexandre Mendonça de Barros fala sobre cafés commodity e especial

07/07/2017 11:01:13

Atualizado:

24/07/2017 18:29:16

Os cafés especiais, de alta qualidade, ganham a cada dia mais espaço no Brasil e no exterior. Até que ponto, para o cafeicultor brasileiro, vale a pena investir nesse setor. O Portal Syngenta recebeu, em 29/6, Alexandre Mendonça de Barros, sócio-consultor da MB Agro, em uma conferência ao vivo, ocasião em que ele comentou essa questão.

Primeiro, ele falou sobre café commodity: “Estamos percebendo uma evolução de plantio muito grande no Brasil, o que faz crer que a produtividade deva crescer bastante. O nível tecnológico também está evoluindo bastante. Acredito que vamos ter um ciclo de oferta muito favorável. Dados do IBGE atestam um crescimento relevante de plantio nos últimos anos.”

Em relação a cafés especiais, ele acredita ser importante agregar valor ao produto. “Vejo como muito relevante essa característica de uma especialização, de achar nichos, de fazer marca e de construir valor por meio de um reconhecimento de qualidade. O Brasil, na minha opinião, nunca vendeu bem seu café. Não montamos uma estratégia de marketing, de qualidade, de contar uma história e de agregar valor. No entanto, acredito muito no mercado de café a longo prazo. Antigamente, ouvia-se que os japoneses e os chineses jamais tomariam café, e eles estão consumindo. É um mercado de muitas oportunidades. Se eu fosse cafeicultor, com certeza dedicaria parte da minha área para a produção de cafés especiais”, concluiu.

A conferência completa de Alexandre Mendonça de Barros, na qual ela fala de uma série de questões econômicas envolvendo o agronegócio, está disponível por meio do link:

http://portalsyngenta.com.br/direto-do-campo/noticias/veja-o-webinar-o-mundo-agro-e-a-economia-com-alexandre-mendonca-de-barros

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!