Chuvas ajudam plantio de soja, mas tempo deve continuar irregular

Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, chuvas só devem voltar de vez na metade de outubro

02/10/2017 16:11:03

Atualizado:

15/10/2017 19:40:49

A passagem de um sistema meteorológico sobre o Centro-Sul do Brasil levou chuvas em praticamente todas as regiões produtoras das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. A umidade no solo trouxe alívio aos produtores que estavam com o início do plantio da nova safra 2017/2018 atrasado, ajudou a desenvolver o que já havia sido semeado no tempo seco e também reforça a florada do café.

+ Mapa de Monitoramento: receba gratuitamente alertas de daninhas, pragas e doenças, como a ferrugem, na sua região

+ Clima, produtividade e preços estimulam plantio de algodão na safra 2017/2018

+ E-book: safra 2017/2018 vai ter clima favorável, diz agrometeorologista

Apesar da animação com a chuva, o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, aconselha o produtor rural a manter a cautela em relação aos índices pluviométricos durante o plantio de soja nos próximos dias. A previsão do tempo para a semana é de chuvas entre hoje (02/10) e amanhã (03/10) em grande parte das regiões produtoras do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. “Mas, a partir de quarta-feira, a previsão é de que tenha apenas pancadas de chuvas eventuais sobre o Centro-Sul, sendo que os maiores volumes de chuvas deverão voltar a ocorrer apenas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Assim, todo o cuidado será pouco para dar continuidade ao plantio da soja, já que para esses próximos dez ou 12 dias a tendência é de apenas de chuvas irregulares”, adverte o especialista.

+ Mosca-branca no feijão preocupa produtores de soja no MT

+ “Boas práticas são essenciais no controle de daninhas”, diz pesquisador. Assista

A regularidade das chuvas e os volumes esperados só devem chegar às principais regiões produtoras na segunda metade de outubro. Já no Matopiba (fronteira agrícola formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as chuvas frequentes e com bons volumes só devem ocorrer após 20 de outubro. Até lá, podem acontecer pancadas de chuva irregulares e de baixa intensidade, que não significam regularização do regime pluviométrico. “Entretanto, não há nada de anormal nisso, já que essa é uma característica climática da região”, finaliza Marco Antonio dos Santos.

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!