Clima favorece produtividade da cana em Minas Gerais

15/09/2017 17:28:40

Atualizado:

21/09/2017 20:06:34

Minas Gerais deve colher 1,3% mais cana-de-açúcar na safra 2016/2017, ou seja, 646,34 milhões de toneladas, mesmo com área de plantio menor que a safra anterior. O bom desempenho, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), se deve ao clima. “O início da safra, em abril, foi muito bom, com boas temperaturas e volumes pluviométricos. A planta acabou se desenvolvendo melhor, por isso, a produtividade média foi mais alta que o ano passado”, comenta Cleverton Santana, gerente de levantamento e avaliação de safra do órgão.

Veja também:

+ Mudas pré-brotadas são eficazes na meiosi e na revitalização do canavial

+ Manejo adequado de pragas é aliado da produtividade da cana

Para que o canavial se desenvolva plenamente, é preciso que haja chuvas durante o desenvolvimento da planta e tempo seco na colheita, para que as máquinas agrícolas consigam operar sem atrasos que comprometem a qualidade final do produto. O clima deve seguir ajudando o produtor mineiro na reta final do ciclo. "A chuva retorna ao centro-sul do estado apenas do final do mês, e nas áreas do norte mineiro a chuva só chega em outubro”, diz Camila Ramos, meteorologista do Climatempo.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!