Conab aconselha produtor a plantar mais soja e menos milho

13/09/2017 12:11:47

A agropecuária vai segurar a economia do país em 2017 e recuperar sua participação relevante no PIB brasileiro em 2018. É o que acredita a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulgou na última quarta-feira (6/9) o estudo "Perspectivas para a Agropecuária - Safra 2017/2018". Mas, para isso acontecer, o órgão sugere que o produtor plante mais soja no lugar do milho para equilibrar a relação entre oferta e demanda do cereal.

Veja também:

+ Aumento de produtividade na soja é essencial para a safra 2017/2018, diz Agroconsult

+ Conab estima safra de grãos 2016/2017 em 238,7 milhões de toneladas

"Saimos de um estoque de sete milhões de toneladas para 20 milhões de toneladas de uma safra para outra. Isso traz preocupação e a necessidade de que o produtor observe isso e possa calcular melhor o que vai plantar", diz o superintendente de gestão de oferta da Conab, Wellington Silva Teixeira. Ainda como agravante está a safra corrente, que deve bater recordes com produção de milho estimada em 67,25 milhões de toneladas.

Estratégia
Para controlar os estoques, a Conab aposta na estratégia de diminuir a área plantada de milho com mais soja, mais atraente ao bolso do produtor rural. “Para a maioria das praças o milho está pagando somente o custeio da lavoura, enquanto a soja garante uma boa rentabilidade para todos os custos, inclusive o operacional, mesmo com os preços menores que os registrados no ano passado”, consta no relatório.

As primeiras projeções para a safra 2017/2018 apontam que haverá diminuição de 2% a 5% na área de milho verão. Mas, para a companhia, o índice ainda é baixo, já que a colheita ideal para regular os estoques deve ser abaixo de 90 milhões de toneladas. "Caso não haja uma redução mais significativa da produção brasileira do grão, provocando uma diminuição significativa nos estoques finais, visto que o consumo doméstico e as exportações têm seus limites de incremento, os preços devem continuar sob forte pressão baixista ao longo do ano safra 2017/2018”, finaliza o estudo da Conab.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!