Cultura do trigo no Brasil: produtividade cada vez maior

22/08/2017 10:53:21

Atualizado:

24/08/2017 04:56:05

A cultura do trigo no Brasil vem alcançando patamares cada vez mais elevados de produtividade. Os brasileiros consomem atualmente quase 12 milhões de toneladas de trigo por ano, e mais da metade desse volume já é assegurado pela agricultura nacional.
 
A safra do ano passado obteve as mais altas médias de produtividade da história, atingindo a marca de 3.170 kg/ha. Com esse resultado, mesmo com uma área plantada menor que nos anos anteriores, a produção brasileira também foi recorde, de 6,7 milhões de toneladas, ou 57,3% da demanda de 11,7 milhões de toneladas no país.
 
Os três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – são responsáveis por 90% da safra. O Paraná é o maior produtor (50%), seguido pelo Rio Grande do Sul (37%).
 
Os bons resultados alcançados pela cultura do trigo no país são uma combinação de fatores positivos como clima favorável na região Sul, sementes de alto potencial produtivo e adoção de tecnologias adequadas de manejo da lavoura. E no que depender dos incentivos da Syngenta, os números só tendem a crescer.
 
Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa convida produtores de todo o país a se inscrever e participar da campanha PIN (Produtividade Integrada). Criado em 2014 e diretamente ligado à causa da Syngenta de ser referência em produtividade, o programa tem o propósito de ajudar os agricultores a alcançar novos patamares de produtividade a partir da aplicação dos protocolos das soluções integradas da Syngenta nas culturas de soja, milho (incluindo silagem) e trigo. No caso do trigo, a solução chama-se Trigold.
 
Todos os anos, os melhores resultados são reconhecidos em um evento de premiação. Os vencedores do PIN registraram aumentos expressivos em comparação à média nacional.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!