Plantio com sementes de qualidade e tratadas garantem vigor ao milho

27/06/2017 11:12:30

Atualizado:

13/07/2017 16:13:07

Para manter ou atingir produtividades de alto nível na cultura do milho, o agricultor deve prestar atenção a uma série de fatores. As ações devem ser integradas: não basta estar atento a um fator e descuidar de outro. Emilhano Lima, diretor de Tratamento de Sementes da Syngenta, explicou ao Portal Syngenta qual a importância de iniciar o plantio da forma mais adequada possível: com a utilização de sementes de qualidade e com tratamento industrial.

|

Portal Syngenta  ̶  Na atualidade, é possível obter altos níveis de produtividade sem o uso de sementes tratadas industrialmente?
Emilhano Lima   ̶   Quando se fala em produtividade, há uma série de fatores que devem ser levados em conta: a escolha correta de sementes e o tratamento adequado, a adubação, a proteção da planta contra pragas, fungos, nematoides e daninhas e o manejo de forma geral. Sobre o tratamento de sementes, ele é importante principalmente em relação à emergência da planta. Se ela emergir protegida, é uma grande vantagem. Dessa forma, o estande correto está protegido no período inicial de estabelecimento da planta, que é um dos mais importantes. Sem isso, é muito difícil alcançar o máximo potencial produtivo. Nos dias de hoje, são raros os casos de plantações que não sejam de sementes tratadas.

O tratamento de sementes pode ser industrial e o que chamamos de “on farm”, que é aquele realizado nas próprias fazendas. Quais as vantagens de um sobre o outro?
Em geral, o tratamento de sementes industrial é realizado com a utilização de equipamentos mais evoluídos, mais modernos, de alta precisão e mais seguros; os funcionários são melhor preparados; a qualidade do tratamento garante as dosagens corretas das receitas (defensivos, adjuvantes e água, entre outros ingredientes). No modelo "on farm", as máquinas não costumam ser tão modernas; o expertise na maioria dos casos é inferior; as receitas não são tão eficientes. No "on farm", por exemplo, a superdosagem pode até matar a semente, enquanto que a dosagem inferior não garantirá proteção. Ou seja: o tratamento industrial tem bem mais características positivas que o "on farm".

Quais são as características do portfólio de tratamento de sementes da Syngenta para a cultura do milho?
A Syngenta oferece um portfólio completo de tratamento de sementes aos produtores de milho, sempre atenta à preservação das biotecnologias. Nas fazendas, há três situações: pressão de um tipo específico de praga (percevejos, por exemplo), de um complexo de pragas e, ainda, de um complexo de pragas mais nematoides. Temos soluções para os três casos. Cruiser é um inseticida eficaz no manejo de percevejos. Fortenza Duo reúne dois inseticidas e proporciona o controle de um amplo espectro de pragas, tanto acima quanto abaixo do solo, e ajuda na proteção das biotecnologias. E o Avicta Completo protege contra pragas, doenças e nematoides. Uma das principais características do portfólio Syngenta é a inovação tecnológica.

Em relação ao tratamento de sementes, como é a atuação da Syngenta em relação ao desenvolvimento tecnológico?
Na Syngenta, o desenvolvimento de tecnologias é uma atividade de características globais e que leva anos de testes em diferentes localidades e situações. Essa forma de atuação proporciona produtos customizados de acordo com as regiões e com os alvos (pragas, doenças e nematoides). O Brasil tem o privilégio de ter, em Holambra (SP), o Seedcare Institute, que é um centro de vanguarda voltado à pesquisa e à capacitação, entre outras atividades. O instituto, dotado de equipamentos de alta tecnologia e profissionais extremamente capacitados, trabalha com questões como o desenvolvimento de receitas, melhorias de equipamentos, certificações de parceiros e treinamentos e capacitação. Ou seja: além de produtos, o Seedcare também aposta em serviços.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!