Planejamento na cultura da soja garante a produtividade

01/06/2017 15:25:36

Atualizado:

01/09/2017 13:11:59

A quais fatores os produtores de soja devem prestar atenção no trimestre de julho, agosto e setembro? Confira a explicação de Henrique Mourão, gerente de Marketing Cereais da Syngenta.

"É preciso atentar para o planejamento de que insumos serão necessários para o estágio inicial e o desenvolvimento da lavoura, a revisão de maquinário (semeadora, pulverizador e adubador) e o acompanhamento das previsões de chuvas para programar o plantio para o melhor momento. Em relação a sementes, é o momento dos testes de germinação e da identificação de possíveis fatores de risco para a garantia do estande de plantas. Muitos produtores definem primeiro os adubos e sementes que utilizarão e só depois definem os defensivos. Produtores com níveis de gestão, organização e informação elevados conseguem decidir e executar as operações com mais antecedência. O ideal é que o produtor, seja ele pequeno, médio ou grande, tente se programar da melhor maneira possível e assim tornar a administração do negócio mais eficiente”, afirma Mourão.

Ele complementa: “Outro aspecto muito importante que deve ser considerado no planejamento diz respeito ao cenário atual de ervas daninhas resistentes. Portanto, é de extrema importância o manejo dessas ervas, considerando a possibilidade da dessecação antecipada."

Para promover a alta produtividade de soja, a Syngenta tem a solução Integrare Soja, baseada em três fatores: acesso às melhores tecnologias, adoção de protocolos técnicos adequados a cada região produtora e consultoria e acompanhamento técnico. 

Para o momento do plantio, a empresa conta com diferentes variedades e também com tratamento de sementes industrial (Fortenza Duo e Avicta Completo).

O portfólio de produtos de Syngenta ainda traz eficazes tecnologias para manejo de pragas, doenças e plantas daninhas.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!