Saiba como livrar a sua lavoura dos perigos da matocompetição

29/06/2017 11:17:45

Atualizado:

17/08/2017 18:47:08

Quanto mais plantas daninhas, menor é a produtividade das lavouras. Essa é a regra. Portanto, o manejo adequado é uma medida fundamental para a manutenção e a ampliação da capacidade produtiva. Atenta a essa questão, a Syngenta desenvolveu o Lavoura Limpa. Leandro Bessa, gerente de Portfólio Herbicidas da Syngenta, fala sobre daninhas e sobre o programa.

Portal Syngenta  ̶  Quais são as principais daninhas hoje no Brasil? O que elas causam à lavoura?
Leandro Bessa  ̶  As daninhas são responsáveis por matocompetição. Elas competem com a cultura por espaço, água, luz e nutrientes. Há uma série de daninhas no país. As que oferecem maior dificuldade de controle são a buva e o capim-amargoso. Antigamente, o uso de glifosato era capaz de controlar praticamente todas elas. No entanto, com o passar dos tempos, a utilização intensa desse herbicida levou a um aumento da resistência. Tanto que, hoje em dia, para ter um manejo adequado, são necessárias ações integradas.

O que é o programa Lavoura Limpa?
É um programa de manejo e controle de daninhas totalmente alinhado com as necessidades dos produtores. O que todo agricultor busca? Uma lavoura limpa em que só haja a cultura que ele cultiva, sem daninhas competindo e gerando prejuízos. O Lavoura Limpa, desenvolvido na safra 2016/2017 de soja em 240 áreas, em diferentes regiões do país com histórico de daninhas resistentes, proporcionou um aumento médio de mais de 5 sacas produzidas por hectare, em comparação aos padrões das respectivas fazendas. Como o programa obteve sucesso na soja, agora ele está sendo ampliado para as culturas de milho, algodão e trigo.

Como se dão as ações do Lavoura Limpa?
São ações integradas de manejo. O programa conta com três pilares: Tecnologia, Influência e Geração de Demanda. O primeiro deles tem como base o portfólio de herbicidas da Syngenta, que é líder nesse mercado, e todo tipo de inovação tecnológica voltada ao manejo de resistência de daninhas. O pilar Influência envolve pesquisadores e a comunidade agrícola, tendo em vista a busca de engajamento e de mudança de comportamento em relação ao controle das daninhas, por exemplo a adoção de herbicidas pré-emergentes. Já a parte que chamamos de Geração de Demanda está ligada a um time de profissionais especialistas em herbicidas e daninhas responsáveis por assistência técnica e recomendações ao agricultor.  Com base nesses três pilares, o Lavoura Limpa tem foco na identificação de daninhas na lavoura e no nível de infestação, informações básicas para recomendações customizadas aos produtores.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!