Mato Grosso deve colher safra recorde de milho: 28 milhões de toneladas

26/06/2017 16:30:14

Atualizado:

08/08/2017 12:12:32

 

A safra de milho no Mato Grosso deve ser a maior da história do estado que já é líder nacional na produção de grãos. Com aproximadamente 19 milhões de toneladas colhidas no ano passado, a expectativa para este ano é de 28 milhões de toneladas. A estimativa é do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), que indica fatores como chuvas regulares, expansão de área e aumento de produtividade para explicar o resultado. A produção de 2016 foi afetada, principalmente, pela seca em várias regiões do país.

Ainda segundo o Imea, 17% do milho produzido no Mato Grosso fica no estado, mais da metade (54%) é exportada e o restante dos grãos segue para outros estados.

Em outra projeção, feita pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, 32 milhões de toneladas de milho serão exportadas pelo Brasil nesta temporada. O resultado, de acordo com o levantamento norte-americano, é substancialmente superior na comparação com a safra anterior e ocorre, sobretudo, por causa da melhor produtividade da segunda safra.

No ranking global de produção de milho, os Estados Unidos estão em primeiro lugar (34,6%), seguidos da China (20,8%) e Brasil (9,2%).
 

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!