Mato Grosso e Bahia têm boas médias de produtividade de algodão

14/08/2017 10:47:11

Atualizado:

22/08/2017 15:53:40

A Fundação MT promoveu nos dias 9 e 10/8 o IX Encontro Técnico Algodão no Malai Manso Resort, na Chapada dos Guimarães (MT). Cerca de 220 profissionais acompanharam a programação, composta de relatos da safra de algodão, fisiologia do algodoeiro, manejo de insetos, nematoides e doenças, genética e perspectivas de mercado.

Relatos sobre a safra de algodão 2016/2017 em Mato Grosso e no Oeste da Bahia foram dados, respectivamente, pelos engenheiros agrônomos Alexandro Lunkes (Fazenda Paiaguás) e Pedro Brugnera (Consultoria Círculo Verde). Ambos falaram sobre as dificuldades durante o ciclo. 

Plantas daninhas, pragas como bicudo, lagartas, pulgão, mosca-branca e percevejo-castanho e doenças como mela, ramulária e a mancha-alvo também foram mencionadas pelos palestrantes, com mais ou menos ocorrência em cada uma das regiões.

Quanto à produtividade, tanto Mato Grosso quanto Bahia estão registrando boas médias nas áreas já colhidas. “As produtividades estão oscilando, mas de forma geral serão muito boas em Mato Grosso, em torno de 280 e 290@/ha na região do Parecis e superando 300@/ha na região de Sapezal e no Sul do Estado”, disse Lunkes. Sobre a Bahia, Brugnera ressaltou que haverá “produtividade e qualidade histórica, com picos de produtividade que chegam a 400@/ha”.

Marcos Rubin (Agroconsult) explicou que 80% da safra de 2016/2017 está vendida e 60% a 70% da safra de 2017/2018 também já está comercializada. “Os preços são bons, não excelentes, mas há animação pelos resultados de produtividade”, pontuou.

A Syngenta, uma das patrocinadoras do Encontro Técnico, conta com diferentes ofertas para promover o aumento de produtividade na cultura de algodão. Cotton Solution é a única solução completa do mercado para proteção contra o complexo de doenças ao longo de todo o ciclo, como ramulária, ramulose e mancha-alvo. 

O portfólio da empresa tem ainda tratamento de sementes industrial (Fortenza Duo e Avicta Completo) e defensivos para manejo de pragas (Engeo Pleno, Polo, Ampligo e Match) e de doenças (Score, Mertin e Priori Top).

Para conhecer o portfólio completo da Syngenta para algodão, clique aqui.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!