Mudas pré-brotadas garantem produtividade da cana-de-açúcar

10/08/2017 12:47:55

Atualizado:

17/08/2017 18:49:20

 

Em culturas como a soja e o milho, o uso de sementes de alta tecnologia e com rigoroso controle de qualidade são fundamentais para a obtenção de lavouras produtivas. No caso da cana-de-açúcar, a origem também é essencial e o portfólio Syngenta supre essa demanda com o Plene PB.

As mudas pré-brotadas Plene PB, cujo processo de produção acontece na Biofábrica da Syngenta em Itápolis (SP), são obtidas a partir de matrizes indexadas (livres de vírus e bactérias) e com identificação genética certificada a partir de métodos avançados de análise de DNA. O processo é totalmente rastreado por código de barras, o que garante a entrega da proposta de valor ao cliente. Altos níveis de vigor, sanidade e multiplicação são alguns dos pontos fortes das mudas.

“Plene PB surge a partir da divisão de um tecido da cana, chamado meristema, o qual gera várias plantas idênticas. Essas plantas, depois, geram minitoletes que são plantados e passam por rigorosos protocolos de irrigação, nutrição, fertilização e aclimatação”, afirma Fernando Rocha, da Syngenta.

“Ao plantar Plene PB na propriedade, o agricultor vai atingir alta taxa de multiplicação, reduzindo assim o custo de plantio. Há duas indicações para o uso das mudas. Na Meiosi, enquanto elas se desenvolvem, é possível ter culturas intercaladas de soja, amendoim ou milho. Quando as mudas estiverem desenvolvidas, colhe-se a cultura intercalada e tem início o plantio da cana no espaço da lavoura anterior. Na Revitalização, as mudas são usadas em falhas nos canaviais, aumentando assim a longevidade”.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!