Otimismo do setor marcou o Congresso do Algodão em Maceió

06/09/2017 18:16:59

Atualizado:

15/09/2017 00:00:20

A demanda crescente pelo algodão brasileiro vem motivando os agricultores a investir e a fazer planos de ampliar cada vez mais a produção nos próximos anos. E a conjuntura não poderia ser mais favorável.

Durante o 11º Congresso Brasileiro do Algodão, realizado de 28/08 a 01/09 em Maceió, o presidente da Abrapa – Associação Brasileira de Produtores de Algodão, Arlindo de Azevedo Moura, confirmou o otimismo do setor. Em seu discurso, ele ressaltou o bom desempenho da safra que está finalizando agora (2016/17) e deu uma perspectiva otimista para a próxima colheita, com previsão de crescimento de 17% em área plantada.

Moura destacou que aspecto mercadológico desse movimento beneficia todos os fornecedores da cadeia produtiva do algodão, estimulados a prover os insumos e tecnologias necessários a uma provável expansão. Frisou ainda a liberação gradativa dos estoques chineses, que sugerem a sustentação dos preços atuais da commodity em torno de US$0,70 a libra peso. “O mundo não só quer, como precisa, do nosso algodão. E nós temos todas as condições para suprir essa demanda de forma escalonada e sustentável”, disse.

A Syngenta marcou presença no evento que reuniu cerca de 1.200 pessoas, demonstrando que tem tecnologia e disposição de sobra para encarar esse momento. Em seu estande, recebeu cerca de 825 visitantes do Brasil todo, entre agricultores e profissionais do setor. Mais de 400 deles puderam vivenciar, por meio de uma smart window, todo o ciclo da cultura do algodão e as soluções Syngenta disponíveis para cada etapa e tipo de lavoura, como Engeo Pleno, Polytrin e Cotton Solution.

Recém-lançado, o Fortenza Duo teve divulgação especial. 10 áreas de 50 hectares foram contempladas, em sorteio, com o poderoso tratamento de sementes da Syngenta. Os ganhadores receberão o produto em suas fazendas e, além disso, terão à disposição a assistência técnica dos profissionais da Syngenta, que acompanharão e avaliarão essas áreas.  

Para Wagner Janjacomo, gerente de Marketing da Syngenta, o saldo da participação no evento foi bastante positivo. “Nosso estande foi um dos mais visitados do congresso e trabalhamos nossos produtos junto a um público estratégico”, finaliza.  
 
Fontes: Syngenta e Abrapa

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!