Programa Talentos em Campo investe na formação de jovens agrônomos

Iniciativa une conhecimento técnico à prática no campo

26/09/2017 11:49:57

Atualizado:

29/09/2017 17:47:31

Syngenta

A formação de jovens profissionais está entre as novas estratégias da Syngenta e seus parceiros para atender melhor o agricultor. É o Programa Talentos em Campo, que por quatro meses reúne estudantes de agronomia e os melhores profissionais do agronegócio brasileiro, em um processo diferenciado de preparação para o mercado de trabalho. O Programa conta com uma estrutura robusta de evolução no conhecimento técnico aliado à prática no campo.

+ Presidente da Syngenta quer grande debate sobre agricultura sustentável

Foram cerca de 900 inscritos, dentre os quais foram selecionados 35 estudantes do último semestre de agronomia, de universidades de regiões estratégicas do Brasil. Eles participarão de aulas presenciais em diferentes localidades e passarão por períodos de prática no campo em 20 distribuidores rigorosamente selecionados para o projeto, onde terão a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico vivenciando as diferentes realidades no Brasil.

Andressa Bridi, estudante da Universidade Estadual do Centro Oeste, em Guarapuava (PR), é uma das integrantes da turma. Ela encara a oportunidade como a melhor forma de aprender técnicas da sua área de atuação. "Está sendo muito bacana porque o Programa não oferece só prática, mas a teoria também. Ficamos preparados para termos um posicionamento sólido diante do mercado, para que possamos oferecer a melhor solução lá na ponta", conta a estudante.

+ “Boas práticas são essenciais no controle de daninhas”, diz pesquisador. Assista

O Programa é o primeiro estágio de Andressa, que tinha experiência anterior na propriedade dos pais, que plantam soja, milho e aveia. "Depois que entrei no Programa Talentos em Campo tenho mais embasamento para conversar sobre coisas técnicas com meu pai e meu irmão, que administram a fazenda".

Gabriel Cassaro, futuro agrônomo pela Universidade Estadual de Goiás, também faz parte da iniciativa. Ele se inscreveu no Programa por acreditar que sua participação é fundamental para atingir seus objetivos profissionais. "O meio agrícola pede profissionais diferenciados, que tenham a visão ampla do negócio, alguém que seja capaz de mudar a vida do produtor", diz. A experiência, segundo Gabriel, está sendo completa. "Estou vendo coisas que não aprendi na faculdade, que os professores não ensinam. Com certeza vou sair preparado para o mercado de trabalho", complementa.

+ Programa reconhece as lavouras mais produtivas do Cerrado

Para João Paulo, Zampieri, head da unidade Sul da Syngenta, o Talentos em Campo é mais uma inovação da empresa, e visa qualificar a força de vendas dos canais para os novos desafios do setor agropecuário. “A nossa ideia é recrutar, treinar e capacitar alunos recém-formados para que eles cheguem aos nossos canais sem paradigmas e com um novo mindset alinhado às nossas ambições. Em longo prazo vislumbramos um grande crescimento do projeto Talentos em Campo, em que as próprias universidades nos reconheçam como uma forte provedora de trabalho para alunos potenciais, bem como os nossos canais nos reconheçam como o melhor caminho para recrutamento, treinamento e capacitação”.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!