Qualidade do trigo paranaense a colher está abaixo do esperado

20/09/2017 12:24:50

Atualizado:

20/09/2017 14:44:27

A colheita do trigo no Paraná está em andamento e, com 46% da safra já colhida, a qualidade surpreende negativamente os produtores do cereal. Segundo relatório do Departamento de Economia Rural (Deral) divulgado nesta terça-feira (20/9), apenas 35% das lavouras não colhidas está em estado "bom/excelente". O potencial produtivo geral do estado foi reduzido oficialmente para 2.593.275 milhões de toneladas.

Veja também:

+ E-book: safra 2017/2018 vai ter clima favorável, diz agrometeorologista

A maior parte das lavouras está classificada como média, chegando a 41% do total. Já as consideradas ruins já respondem a 24%. "A qualidade geral da safra é muito desuniforme, havendo trigos desde os de alta qualidade até lavouras de triguilho, que serão destinadas somente para ração animal", disse a consultoria Trigo & Farinhas ao portal Agrolink.

O momento é de atenção, já que a maior parte do trigo está em fase de maturação, a mais suscetível a danos climáticos como os causados pelas chuvas. "Os dados alteraram muito em relação à semana anterior pois as primeiras colheitas no norte do estado foram de melhor qualidade e agora começa a colheita do trigo do centro e sul do estado, onde as plantas sofreram mais com geadas e secas durante a safra. Os volumes de cada uma dessas qualidades, porém, ainda não está definido, nem mensurado”, finaliza a empresa de consultoria.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!