Retorno das chuvas deve favorecer produção de soja nos EUA

17/07/2017 15:11:11

Atualizado:

31/07/2017 09:53:40

A previsão de volta das chuvas deve beneficiar a produção de soja nos Estados Unidos. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Rural Clima, com a ausência do El Niño neste ano e o verão tipicamente seco no país, a expectativa do mercado era de que houvesse uma quebra na produção de soja, o que não deve se concretizar. “Os mapas já começam a sinalizar o retorno das chuvas a partir do dia 25/7 nas áreas produtoras dos Estados Unidos e, por isso, a safra de soja pode ser boa, ainda mais porque aumentaram as áreas de plantio neste ano”, disse o consultor.

De acordo com Santos, apesar da ausência de chuvas observada até agora, a soja ainda não entrou numa fase crítica, o que poderia acontecer dentro de duas ou três semanas. Mas se, de fato, voltar a chover na próxima semana, a situação vai melhorar. “Está todo mundo esperando uma quebra gigantesca da soja nos Estados Unidos porque o clima está seco, mas é o contrário”, disse. O consultor participou de webcast no Portal Syngenta em 13/7. Assista.

O milho deve acompanhar o movimento da soja, mas com o trigo não deve ser assim. “Apesar de voltar a chover, o trigo ainda será muito impactado por lá”, disse Santos. Segundo o especialista, a seca quebrou a safra de trigo nos EUA. Toda vez que isso acontece, os compradores optam por milho e farelo de soja para o mercado de ração. Isso faz com que os preços do milho e da soja subam, porque a procura passa a ser maior.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!