Safra de 2017 de algodão deve ser a melhor dos últimos anos

22/08/2017 12:26:22

Atualizado:

23/08/2017 10:27:33

A safra brasileira de algodão ainda nem chegou ao fim e já promete ser a melhor dos últimos anos. Até o momento, a média de colheita nos estados da Bahia e Mato Grosso, os dois maiores produtores do país, é de 300 @/ha e 280 @/ha, respectivamente – com picos de 500 @/ha.

E vem mais pela frente: embora na Bahia a colheita já esteja em 80% dos 200 mil ha plantados, no Mato Grosso não chegou nem à metade: até o momento, foram coletados 40% de 600 mil ha.

O preparo do solo e o manejo fitossanitário certamente colaboraram para o resultado extraordinário, mas o clima foi fator determinante. Wagner Janjacomo, gerente de Marketing da Syngenta, explica que as chuvas regulares, nos momentos corretos e cruciais, fizeram a diferença. E complementa: “O ano de 2017 não está sendo fantástico somente no que se refere à produtividade, mas a qualidade da fibra também é notável”. 

De olho na próxima safra, a empresa vai aproveitar sua participação no 11º Congresso Brasileiro do Algodão (www.congressodoalgodao.com.br), realizado entre 29/8 e 1/9 em Maceió (AL), para lançar mais um produto voltado à cotonicultura. Trata-se do Fortenza, especifico para o tratamento de sementes, com alta eficácia no controle das lagartas que atacam as lavouras de algodão, soja e milho

A Syngenta estará presente no evento como expositora. No estande da marca, os visitantes poderão conhecer ainda o programa de fungicidas Cotton Solution, o inseticida de amplo espectro Engeo Pleno e Polytrin, destinado ao controle de bicudos. Tudo para que os produtores possam repetir, em 2018, o sucesso da safra deste ano.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!