Skip to main content

Inovamos Junto com Você no Controle do Sphenophorus

Publicado 11-06-2021 12:19:40

Atualizado: 14-06-2021 11:59:20

Linkedin Whatsapp

Diversas pragas causam perdas e prejuízos aos produtores brasileiros de cana-de-açúcar, mas nenhuma vem se mostrando tão nociva quanto o Sphenophorus levis. Conhecida também como bicudo da cana, esta é a espécie que hoje causa mais dano ao potencial produtivo do canavial. Atualmente, estima-se que cada 1% de toco atacado pela praga é capaz de reduzir em cerca de 1,6 toneladas da produção de cana por hectare. 

Ciente dos desafios enfrentados pelo setor canavieiro diante da pressão dessa praga, principalmente em lavouras da região Centro-Sul do País, a Syngenta promove no dia 17 de junho, às 19h, o encontro Inovamos Junto com Você no Controle do Sphenophorus, com transmissão ao vivo pelos canais de YouTube da Syngenta e do portal Cana Online.

A apresentação será dividida em blocos, com três objetivos principais. No primeiro, será explorada a biologia do Sphenophorous e a extensão do dano que ele pode causar. No segundo, serão abordadas as diferentes estratégias de manejo a serem adotadas, como o corte de soqueira e a aplicação de inseticidas em vinhaça localizada. Esta última é considerada a principal novidade e sobre a qual o público terá acesso aos resultados dos trabalhos. E, por fim, serão apresentadas as tecnologias que podem ser empregadas para o controle do Sphenophorus, como a inovação presente em Engeo Pleno S, solução Syngenta voltada para o manejo desta e demais pragas. 

Caio Carvalho, que é diretor da consultoria Canaplan e conselheiro da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), trará um panorama do mercado setorial canavieiro e será o mediador do evento, que contará com as participações de especialistas renomados: 

  • Caio Carbonari, professor da Unesp Botucatu;
  • José Francisco Garcia, doutor em Entomologia da Global Cana; 
  • José Carlos Rufato, especialista em Desenvolvimento Técnico de Mercado da Syngenta. 

Manejo desafiador

Classificada no passado recente como uma praga secundária, o Sphenophorus vem ganhando relevância em todo o Centro-Sul por conta dos elevados prejuízos que passou a causar, tanto na produtividade da cana, quanto na qualidade do produto final e na menor longevidade do canavial, conforme explica o Gerente de Marketing responsável pela cultura de cana-de-açúcar na Syngenta, Renato Pirola.

“O dano tem sido elevado nessas regiões e notamos que as falhas no manejo adotado, como ausência de monitoramento, a não rotação de cultura, regionalização das zonas de manejo, aliado a outros fatores, como o clima seco que favorece a proliferação da praga, podem ter resultado na maior pressão que observamos hoje. Por conta disso, decidimos organizar, com os principais membros do setor, esse trabalho online de conscientização e reforço sobre as melhores práticas a serem adotadas”, diz.

Diferencial tecnológico

Ao lado das orientações a respeito destas boas práticas, também será dado destaque às tecnologias disponíveis como apoio a este processo - em particular, a inovação oferecida pela solução Engeo Pleno S. Segundo Pirola, o público conhecerá mais sobre a sua nova formulação, que conta com a tecnologia Zeon, ideal não apenas para o combate ao Sphenophorus, mas para todo um conjunto de outras pragas, incluindo a cigarrinha-das-raízes, o pão-de-galinha e os cupins. 

“O Engeo Pleno S é capaz de garantir a proteção uniforme da soqueira, uma rápida proteção devido ao seu efeito de choque e o controle prolongado devido aos aspectos de efeito residual, além de garantir maior produtividade por meio de seu efeito bioativador”, explica Pirola. “O produto também possui uma flexibilidade de aplicação, pois pode ser utilizado tanto no corte de soqueira, aplicação no cortador 70/30 e jato dirigido (em drench), apresentando ótima compatibilidade e formulação avançada”, acrescenta. 

Conexão dentro e fora do campo

O evento Inovamos Junto com Você no Controle do Sphenophorus é voltado a todos os membros do setor sucroenergético, como gerentes de usinas, fornecedores de cana-de-açúcar, técnicos e consultores de cooperativas, bem como para o meio acadêmico e estudantes.

“A expectativa é oferecer uma cartilha de recomendações completa para que as boas práticas de manejo e de conscientização para a correta estratégia de posicionamento de produto sejam difundidas e compartilhadas”, completa Pirola.

Para acompanhar o evento ao vivo, basta acessar os canais de YouTube da Syngenta e do portal Cana Online a partir das 19h. Até lá, fique ligado nas redes sociais da Syngenta, como LinkedIn, Facebook e Instagram, e também no aplicativo Acessa Agro.

 

Banner do inseticida Engeo Pleno S

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta