Bom clima favorece lavouras até meados de dezembro

Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, não há previsão de estiagem nem frio excessivo nos próximos 30 dias

20/11/2017 22:32:44

 

As condições climáticas serão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras em todo o Brasil nos próximos 30 dias. É o que afirma o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Rural Clima. Segundo o consultor, não há previsão de longos períodos de estiagem nem de quedas bruscas de temperatura no período.

Ao longo desta semana – 20 a 26 de novembro – deve chover em quase todo o país. Nos primeiros dias, as chuvas ficarão concentradas sobre as regiões produtoras do Sudeste e do Centro-Oeste. A partir de quarta ou quinta-feira, o avanço de uma nova frente fria na região Sul deve deixar o tempo instável do Rio Grande do Sul ao Pará.

“Como ocorreu nas últimas semanas, frentes frias continuarão a passar sobre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde provocarão chuvas rápidas, e esses sistemas irão avançar sobre a faixa Centro-Norte do Brasil”, diz Santos.

Leia também:

+ Plantio de soja chega a 73% e recupera atraso em relação a 2016

+ Tecnologia facilita o combate aos inimigos da produtividade no campo

De acordo com o especialista, uma frente fria sobre a região Sudeste mantém o tempo instável em parte dos estados de Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Por isso, são esperadas pancadas de chuvas sobre essas localidades, mantendo o solo com bom nível de umidade, o que favorece o desenvolvimento das lavouras.

O tempo se manterá aberto neste início de semana apenas sobre o Rio Grande do Sul e em boa parte de Santa Catarina. A previsão é de um aumento gradativo nas temperaturas mínimas, o que elimina qualquer tipo de previsão de geada na região. Já no Matopiba e no Pará,  a tendência é de que as chuvas só  cheguem a partir de quarta-feira, quando áreas de instabilidade voltam a ganhar força.

 

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!