30% das sementes já chegam tratadas nas lavouras, com perspectivas de crescimento de adoção desta tecnologia

O tratamento industrial garante comodidade e segurança ao agricultor

26/04/2018 12:45:13

Atualizado:

09/05/2018 15:31:53

 

Pensar em uma lavoura segura de pragas e doenças começa, necessariamente, pelo tratamento da semente usada. Isso pode ser feito pelo próprio agricultor na fazenda, ou pelas indústrias. Hoje, 30% das sementes vendidas no país já são tratadas industrialmente. A estimativa é do Gerente de Produtos para Seedcare da Syngenta, Rodrigo Alves. "O produtor já compra a semente com a proteção adequada para o complexo de pragas, doenças e nematoides, promovendo melhor controle, comodidade, segurança e conveniência", comenta.

O tratamento de sementes é feito para praticamente todas as principais culturas do país: soja, milho, algodão, trigo, arroz, feijão e amendoim. Ele tem se tornado cada vez mais importante porque as pragas e doenças, mesmo aparecendo bem no início do ciclo, vão reduzir a produtividade lá na hora da colheita. Por isso, a necessidade de proteger a lavoura desde a fase inicial. Rodrigo Alves ressalta que o investimento feito na compra da semente também justifica o tratamento. "Hoje, a semente tem um valor agregado. O agricultor não compra apenas um germoplasma de alto potencial produtivo, ele adquire uma biotecnologia que precisa ser preservada pra garantir a eficiência".

Um dos principais resultados observados pela equipe de Produtos para Seedcare da Syngenta é o aumento de produtividade nas lavouras que usam o portfolio e não somente produtos isolados  para o tratamento de sementes. O gerente explica que acompanhou as lavouras nos últimos dois anos. "No caso da soja, as lavouras que usaram o nosso portfólio colheram até 3 sacos a mais que as plantações com outros produtos disponíveis no mercado", conclui.

+Tratamento de sementes: a base para o ganho de produtividade

+Tratamento de sementes: conheça as ofertas da Syngenta

+Sementes piratas: uma economia que não compensa

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!