Aliança Técnica capacita técnicos de cooperativas

Programa teve palestras com especialistas e demonstrações sobre manejo na lavoura

20/02/2018 15:04:22

 

Participantes da 9ª turma do programa Aliança Técnica, voltado à capacitação profissional dos departamentos técnicos de cooperativas aliadas do Sul do Brasil marcaram presença no segundo módulo desta edição do projeto, realizado em janeiro, em Foz do Iguaçu (PR) e região. Ao todo, 43 representantes de 29 cooperativas parceiras da Syngenta receberam cursos e treinamentos práticos e teóricos que os qualificam a atender melhor as necessidades do seu quadro social e clientes.

Os participantes iniciaram este segundo módulo com duas aulas, a primeira sobre epidemiologia, com orientações para prevenir e combater doenças e pragas na lavoura, ministrada pelo professor Carlos Alberto Forcelini, da Universidade de Passo Fundo (RS). Em seguida, o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Paulo Dejalma Zimmer, deu orientações sobre fisiologia, com destaque para a importância do uso de sementes de qualidade para o sucesso do cultivo.

No segundo dia de atividades do módulo, foi a vez de vivenciar na prática as orientações recebidas em visita à Estação Conhecimento da Syngenta na cidade de Toledo (PR). “Foi a oportunidade de conferir as soluções para o manejo adequado na lavoura, com uma imersão no campo e exemplos de tecnologia de aplicação”, explica Arthur Almeida, gerente de marketing de cooperativas da empresa.

Cinco módulos - São cinco módulos no total. No primeiro, os participantes receberam orientações sobre fertilização e tratamento de solo em Prudentópolis (PR). No terceiro e quarto módulos, programados para agosto de 2018 e fevereiro de 2019, eles assistirão a palestras sobre desenvolvimento técnico e gestão, em um roteiro que inclui também visitas a fábricas da Syngenta nas regiões de Campinas (SP) e Uberlândia (MG).

O quinto e último módulo prevê visitas ao instituto de biotecnologia da Syngenta, fazendas de soja e milho no cinturão verde dos EUA e à Northwestern Kellogg University, uma das mais conceituadas escolas de negócios e marketing do país, onde os profissionais assistirão aulas sobre liderança e auto-conhecimento. Ele está programado, junto com a formatura dos representantes, para agosto de 2019.

Leia mais:

+Aliança Técnica leva agrônomos para capacitação nos EUA

+Feiras são vitrines para soluções e produtos inovadores no campo

+Programa mostra tecnologias e soluções para o campo 

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!