Atraso na semeadura deve reduzir área plantada com milho safrinha

Relatório da Conab estima que a área plantada no país ficará 5,9% menor que a do ano passado

16/03/2018 10:23:26

Atualizado:

20/03/2018 19:08:33

 

As chuvas do fim do ano passado e deste início de ano – que atrasaram a safra de soja – vão reduzir a área plantada de milho safrinha. “Como a semeadura da safrinha segue o ritmo da colheita da soja, o plantio atrasou e, em alguns casos, impediu que o agricultor aproveitasse a janela ideal de semeadura, que vai até o dia 5 de março”, explica William Weber, gerente de Milho da Syngenta.

De acordo com a consultoria Safras & Mercado, no ano passado, até o dia 2 de março 78,7% das lavouras do Centro-Sul – que engloba Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul –  estavam plantadas. Neste ano, o total caiu para 65,2%.

“Como o risco de plantar fora de época é alto, o produtor está se expondo menos ­– e faz isso diminuindo a área plantada”, diz Weber. No mais recente relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), datado de 8 de março, a estimativa é que a área plantada no país fique 5,9% menor que a do ano passado. 

A produção nacional na safra 2017/2018, por sua vez, segundo as estimativas da Conab, deve recuar para 87 milhões de toneladas, número 10,8% menor que oferta registrada no exercício passado. 

Os preços no mercado internacional, que já vinham em alta em razão da quebra de safra na Argentina por causa da seca e da redução da área plantada nos EUA, podem subir ainda mais com a oferta menor de milho brasileiro. “Com estoques mundiais mais baixos, o preço deve subir e assegurar ganhos do produtor”, avalia Weber. 

De acordo com o Indicador do Milho Esalq/BM&F Bovespa, apenas entre os dias 15 de fevereiro e 15 de março, o valor da saca saltou quase 25%, de R$ 33,87 para R$ 42,28.

Leia mais:

+Produtor deve planejar e investir em tecnologia para milho safrinha

+Cigarrinha, barriga-verde e lagarta-do-cartucho: perigo para milho safrinha

+Milho safrinha: área plantada deve recuar 12,4% no Centro-Sul

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!