Brasileiro consumiu 1 milhão de toneladas de café em 2017

Pesquisa projeta taxas anuais de crescimento de consumo interno de 3,3% para café em pó, 4,3% para café torrado e 9% para cafés em cápsulas no período de 2017 e 2021

09/02/2018 11:35:30

Atualizado:

14/02/2018 08:40:23

 

O consumo interno de café no Brasil em 2017 atingiu a marca de 21,5 milhões de sacas, equivalentes a 1,07 milhão de toneladas. Com esse volume, o País ocupa o posto de segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Os dados constam do relatório da pesquisa Tendências do Mercado de Cafés em 2017, patrocinada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

O relatório aponta um crescimento do consumo do produto de 3,3% em 2017, em comparação com os dados do ano anterior. No segmento de cafés premium, o avanço na procura registra evolução de mais de 10% ao ano, alimentada pelo aumento da venda de cafés em cápsula. Para o período de 2017 a 2021, o relatório projeta taxas de crescimento de consumo de 3,3% ao ano para o café em pó, de 4,3% ao ano para o café torrado e de 9% para os cafés em cápsula.

A pesquisa da ABIC revela ainda que o surgimento do café em cápsulas despertou o interesse do consumidor brasileiro para os cafés premium e levou a uma mudança de hábito que estimula também o consumo de cafés especiais em grãos e moídos. Atualmente os produtos de alta qualidade representam 7% do total do café consumido no Brasil e a procura cresce quase três vezes mais do que a média nacional.

Essa tendência deve se manter até 2021, alimentada também pela alta no consumo de café em grãos, tanto em bares e restaurantes quanto nas residências. Marcas com grande expressão contribuíram para disseminação do grão no varejo, aumentando pontos de distribuição e a oferta de variedades. Em 2017, o setor de foodservice já obteve resultados mais positivos, em relação ao ano de 2016. A redução da inflação, o aumento da renda disponível e o crescimento do número de estabelecimentos especializados no produto foram fatores primordiais para o resultado.

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