Cafeicultor do ES investe no manejo e colhe três vezes mais que a média

Programa tornou a lavoura mais resistente e garantiu aumento na produção

19/12/2017 17:43:18

Atualizado:

19/12/2017 18:15:00

 

Noventa sacas de café conilon por hectare. É esse número que Rogério Colombi, cafeicultor de São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, propaga ter colhido com orgulho. “É a nossa média de produção na última década, que é três vezes maior do que a média alcançada pelos produtores do Estado”, diz. A produtividade média capixaba nos últimos dez anos não passa de 30 sacas por hectare, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Colombi administra uma área de 34 hectares de café. São três sítios, um dele e os outros dois da família ­– o Vovó Anita, o Vovô Vicente e o Cachoeirinha 1. Há onze anos, ele, os tios e os primos  decidiram investir nas propriedades e entregaram a gestão das terras para Colombi que, por sua vez, recorreu aos técnicos da Syngenta para aprimorar o manejo da lavoura.

“Segui o portfólio Syngenta e as recomendações dos técnicos para o café conilon e tenho colhido resultados seguidamente, ano após ano, mesmo naqueles em que o clima é menos propício”, diz.

Nos últimos três anos, a seca e a má distribuição de chuvas, principalmente nas épocas de florescimento, formação e enchimento de grãos, além da falta de águas nos mananciais para irrigação, derrubaram a produção de conilon no Espírito Santo. A produtividade média de conillon em 2017, de acordo com as estimativas divulgadas pela Conab no levantamento de safra realizado em setembro, deverá fechar o ano em 28,05 sacas por hectare.

Mesmo nesse cenário adverso, Colombi festeja a marca de 67 sacas por hectare alcançada em 2017. “A adoção do programa de manejo da Syngenta tornou minha lavoura mais resistente, com a aplicação do Verdadero. As plantas têm enraizamento melhor e desenvolvem maior área foliar. Com isso, a capacidade de produção do cafeeiro aumenta e sua resistência é maior”, afirma.

Leia mais:

+Os dez mandamentos do bom cafeicultor

+Café: manejo químico garante 100% de proteção contra bicho-mineiro

+CeCafé aponta queda nas exportações de café em 2017

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!