Cana: mudas pré-brotadas aumentam produtividade em 10% no 1º corte

Com tecnologia Plene PB, taxa de multiplicação chega a ser, em média, 48% superior do que em viveiros tradicionais, diz executivo

12/12/2017 19:01:26

Atualizado:

12/12/2017 19:10:04

 

Diferentemente do que ocorre em culturas como soja ou algodão, a produtividade do setor sucroalcooleiro se mantém praticamente estável há anos. Investir em tecnologias que assegurem o pleno desenvolvimento do canavial é o caminho para melhorar os ganhos do produtor. E o que afirma Guilherme Lacava de Moura, gerente de Marketing da Syngenta.

Segundo o executivo, as mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar Plene PB garantem maior produtividade e retorno do investimento na lavoura comercial. A taxa de multiplicação com a origem nesta tecnologia chega a ser, em média, 48% superior do que em viveiros tradicionais.

Os benefícios, de acordo com Moura, se devem ao fato de a Syngenta ter uma biofábrica integrada ao processo de produção das mudas. “Esse recurso confere ao produto diferenciais em pureza genética e sanidade”, diz. “Além disso, a Syngenta incorpora seu conhecimento em tratamento industrial de sementes, o que pode trazer resultados ainda melhores em performance e vigor”.

Moura explica que, ao substituir o uso de colmos (pedaços da cana já formada) obtidos em viveiro convencional por outros com PlenePB, o produtor aumenta a produtividade em 10% já no primeiro corte, considerando as toneladas de cana por hectare (TCH). “No segundo corte, são 15% a mais”, afirma Moura.

Depois de cada colheita de cana, um novo ciclo produtivo se inicia a partir da rebrota – a chamada soqueira. A cada soqueira, as raízes mais velhas morrem, novas se formam, e surgem os perfilhos, que dão origem a uma nova safra. “Esse ciclo se repete ao longo de cinco ou seis anos. O desafio do produtor é manter a produtividade e a qualidade do canavial ao longo de todo esse tempo”, diz o especialista.

Leia também:

+ Cana: produtor multiplica viveiro com mudas pré-brotadas

+ Broca-da-cana: produtor deve estar atento à infestação até maio

+ Fungicida tem ação ampliada para doenças secundárias da cana

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!