Cana: safra 2017/2018 deve chegar a 635 milhões de toneladas

Segundo estimativa da Conab, produção recuará 3,3% em comparação à temporada anterior

20/12/2017 11:41:55

 

A produção de cana-de-açúcar da safra 2017/2018 deve chegar a 635,59 milhões de toneladas, com um recuo de 3,3% frente às 657,18 milhões da temporada anterior. A informação consta no 3º levantamento da atual safra realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em 19 de dezembro.

Segundo o relatório, a queda de produção é resultado da retração de área. O recuo só não é maior graças ao pequeno aumento de 0,2% na produtividade, que passou de 72,62 toneladas por hectare da safra anterior para 72,73 toneladas. Este aumento observado em relação à safra passada se deve à expectativa de recuperação das lavouras na Região Norte-Nordeste (8,1%).

Na Região Centro-Sul, principal produtora nacional, a expectativa é de manutenção dos patamares de produtividade obtidos na última safra. As condições climáticas foram satisfatórias, apesar de relatos de seca e geada no meio do ano. De acordo com a Conab, o que também pode ter influenciado é a idade das lavouras de cana-de-açúcar, que não foram renovadas na última safra, como esperado.

A área colhida deve ter redução de 3,4%, passando de 9,05 milhões para 8,74 milhões de hectares, segundo o levantamento. A disponibilidade menor tem a ver com a desistência e a devolução de áreas de fornecedores que têm plantações distantes das unidades de produção, principalmente aquelas em que há dificuldade de mecanização.

Ao longo do ano-safra, a Conab faz quatro estimativas da cana-de-açúcar. Os dados deste terceiro levantamento foram coletados entre os dias 19 de novembro e 2 de dezembro.

Leia também:

+ Cana: mudas pré-brotadas aumentam produtividade em 10% no 1º corte

+ Cana: produtor multiplica viveiro com mudas pré-brotadas

+ Broca-da-cana: produtor deve estar atento à infestação até maio
 

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!