Conab estima produção de grãos em 230 milhões de toneladas

Apesar do decréscimo de 3,4% no comparativo com a safra anterior, o número ainda é bastante elevado e mantém recorde de segunda maior safra já registrada

11/04/2018 18:21:03

 

A colheita de grãos deverá manter o recorde de segunda maior safra da história no Brasil, com uma produção de 229,5 milhões de toneladas, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgada em 10 de março.

De acordo com a empresa pública, apesar do decréscimo de 3,4% em comparação à safra passada, que chegou a 237,7 milhões de toneladas, o número ainda é bastante elevado. O relatório leva em consideração a média de produção no Brasil em condições atmosféricas normais. Em relação a março, por exemplo, a estimativa de safra este mês mostrou uma elevação de 3,5 milhões de toneladas (1,5%).

A boa estimativa deve-se ao resultado do avanço da colheita da soja e do milho primeira safra e uma perspectiva maior de área para a segunda safra, indica a Conab. Já a produtividade recorde da safra passada, beneficiada pelo clima, não se repetiu agora, mesmo com a situação climática considerada boa na maioria das regiões produtoras.

Soja, algodão e feijão

A soja é a maior responsável pelo desempenho. A leguminosa deve alcançar 114,9 milhões de toneladas. O algodão em pluma também marca presença, com uma produção de 1,9 milhão de toneladas -  21,8% a mais que a safra anterior. O feijão segunda safra também obteve bom desempenho e deve colher 1,29 milhão de toneladas, com aumento de 7,3%.

Aumento de área

As culturas de soja e milho primeira safra estão em fase final de colheita. A área estimada sinaliza um aumento de 0,8% comparado ao período anterior, atingindo 61 milhões de hectares. Na ordem crescente de ganho absoluto da área plantada, vem primeiro a soja com 1,2 milhão de hectares, em seguida o algodão (205,6 mil ha) e o feijão segunda safra (115,4 mil ha).

Com os ganhos obtidos, a área total da soja ficou em 35 milhões de hectares. Outros destaques foram o milho segunda safra (total de 11,5 milhões de ha), o milho primeira safra (5 milhões), o feijão segunda safra (1,5 milhão) e o algodão (1,1 milhão).

Leia mais:

+IBGE estima safra recorde de grãos no Mato Grosso do Sul

+Paraná deve colher 22,7 milhões de toneladas nesta safra de grãos

+Plantas daninhas causam grandes perdas na produção de grãos

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!