Depois de estragos, redução das chuvas beneficiará culturas no Sul

Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, frequência das chuvas deve cair nos próximos dias

26/10/2017 18:12:16

Atualizado:

01/11/2017 19:35:16

 

Depois de provocar estragos ao longo de outubro, a chuva deve dar uma trégua nos próximos dias no Sul do Brasil, o que irá melhorar as condições para as culturas da região.

A previsão é do agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Rural Clima. “No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina haverá uma pequena redução no volume e na frequência de chuvas, permitindo que as condições para o plantio e o desenvolvimento das lavouras de soja, milho, pastagem e demais culturais anuais sejam beneficiadas”, diz Santos.

Segundo o consultor, os produtores poderão finalmente finalizar o plantio do arroz e dar início ao da soja. A colheita do trigo, que neste ano teve uma das piores safras da história recente, também deve se favorecer.

Leia também:

+ Excesso de chuvas atrasa plantio de milho no Rio Grande do Sul

+ Manejo de doenças fúngicas da soja deve ser preventivo, diz pesquisador. Assista

+ Mapa de Monitoramento: receba gratuitamente alertas de daninhas, pragas e doenças, como a ferrugem, na sua região

Os altos índices pluviométricos registrados entre os dias 11 e 14 de outubro no Rio Grande do Sul causaram uma série de problemas nas lavouras de milho, como erosão e lixiviação de adubos. Algumas áreas devem ser replantadas. As informações são da Emater divulgadas em relatório sobre culturas de 20 de outubro.

"As fortes chuvas causaram alguns problemas de erosão do solo e lixiviação de fertilizantes, sendo necessária a complementação com nitrogênio de forma antecipada, para que as plantas possam recuperar seu pleno desenvolvimento", afirma o relatório da Emater.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!