Série mostra produtores que controlaram a ferrugem com o manejo consciente

Veja em Relatus de Produtividade como a aplicação preventiva de fungicidas, aliada a outras boas práticas agrícolas, tem sido essencial para bons resultados no campo

12/11/2018 12:36:20

Atualizado:

14/11/2018 11:13:48

É de uma pequena propriedade no Paraná que chegam relatos de uma safra 100% livre de doenças da soja. Moacir Gallo, filho de produtor, tem a agricultura no sangue e na família e mesmo ante todas as adversidades, venceu a severidade das doenças, obtendo uma produção excelente.

Moacir é um dos personagens da série “Relatus” de Produtividade, produzida pela Syngenta para incentivar o manejo consciente entre as boas práticas agrícolas. 

Com o uso das tecnologias da empresa, Moacir alcançou a produtividade de 70 sacas/ha e obteve uma lavoura livre da ferrugem e outras doenças da soja. “Esse ano foi chuvoso e a ferrugem apareceu. Com o manejo preventivo, conseguimos nos antecipar e evitar as infestações. O baixeiro da soja ficou mais limpo, mais verde, sem incidência da doença”, conta o produtor.

Veja o depoimento completo do produtor Moacir Gallo na série “Relatus” de Produtividade: 


Atenção e monitoramento

Na última safra, foram registrados em todo o país 643 casos de ferrugem asiática, 113 só no Paraná, segundo levantamento da Embrapa. O fungo tende a aparecer a partir de novembro e dezembro.

De acordo com informações da Embrapa Soja e do Consórcio Antiferrugem, a importância do monitoramento da ferrugem e de sua identificação nos primeiros estágios fazem parte das estratégias para o controle. 

Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul são, na ordem, outros estados com um grande número de casos de ferrugem asiática. Para evitar infestações, as aplicações preventivas são essenciais para uma safra longe de doenças. A tarefa, aliás, integra os 10 princípios do manejo consciente para quem busca a máxima produtividade. Acesse-os aqui e saiba a melhor forma de prevenir infestações na sua lavoura. 


Máxima produtividade

Nelson Rafaelli, da Fazenda AgroCavalca, em Brasnorte (MT), aderiu às boas práticas agrícolas que integram o manejo consciente e também garantiu uma safra longe de doenças. Ele cultiva soja há mais de 30 anos. O agricultor também é um dos personagens da série “Relatus” de Produtividade, e revela nunca ter tido tanto sucesso no combate às doenças da soja como agora.

Nelson alcançou a média de 68 sacas/ha, em uma área de 9 mil/ha com o uso das tecnologias da Syngenta. “No primeiro ano de plantio o resultado foi de 10 sacas acima na produção. Não obtivemos praticamente nenhum prejuízo com a ferrugem, muito por conta dessa aplicação no período preventivo”, diz ele. 

Veja o depoimento completo do produtor Nelson Rafaelli na série “Relatus” de Produtividade: 

 

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!