Estiagem deve comprometer produtividade no RS

Percentual de produto colhido atingiu 32% das lavouras, dentro da média para o período

23/02/2018 11:09:28

Atualizado:

26/02/2018 09:15:41

 

A colheita do milho segue de modo considerado normal na parte norte do Rio Grande do Sul, onde as lavouras se encontram em estágio mais adiantado. O percentual de produto colhido atinge 32% das lavouras plantadas nesta safra, dentro da média para o período.

Tendo em vista a inconstância das chuvas, os rendimentos podem ser considerados excelentes. Porém, as lavouras situadas ao sul não devem se aproximar desses patamares, influenciando de modo negativo a média geral para o estado, segundo a Emater/RS-Ascar. 

De acordo com informações da instituição, na região de Santa Rosa, importante produtora do grão e que tradicionalmente começa a colheita da safra, o percentual chega a 72%. Na região, a produtividade média das lavouras sem irrigação gira ao redor dos 7 mil kg/ha; as irrigadas alcançam pouco mais de 10 mil kg/ha. Ao Leste, na região de Ijuí, o percentual é semelhante e os rendimentos médios superam os 8 mil kg/ha. 

Soja

A soja também começa a registrar as primeiras colheitas na região de Santa Rosa. Cerca de 2 mil hectares já foram colhidos, com produtividade média de 3 mil kg/ha. 

No caso da soja, ainda é prematuro ampliar esses resultados para as demais regiões, principalmente pelo comportamento observado nas condições meteorológicas até o presente. Todavia, a tendência, segundo técnicos, é que haverá dificuldade em obter rendimentos aceitáveis. 

Em anos anteriores, como na safra 2012/2013, situação semelhante foi registrada. Ocorre que de lá para cá, por razões de conjuntura e boas condições climáticas sucessivas, a cultura da soja avançou de forma significativa no sul do estado.   

Leia mais:

+Colheita do milho é iniciada com variações de produtividade no RS

+Milho: produtores do PR superam produtividade média com programa

+MAPA estende calendário para cultivo de milho e feijão no Paraná 

 

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!