Exportações de arroz registram alta no primeiro semestre

Neste cenário positivo, Caravana da Produtividade leva aos produtores do Rio Grande do Sul soluções para controlar daninhas, pragas e doenças na lavoura

06/08/2018 14:13:05

Atualizado:

29/08/2018 16:06:35

 

As exportações brasileiras de arroz registraram um aumento de 155,6% neste primeiro semestre. Foram mais de 302 mil toneladas de arroz embarcadas e uma receita de US$ 249 milhões. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). No segundo semestre a estimativa da Conab é de que as vendas totalizem 1,2 milhão de toneladas.

Os preços do grão de arroz ultrapassaram nas exportações, há cerca de dez dias, a barreira de R$ 40 pela saca de 50 quilos, de acordo com acompanhamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Esalq/USP). Até junho, os embarques do Rio Grande do Sul somaram 678 mil toneladas, 15% acima do comercializado para outros países durante todo o ano de 2017.

É neste cenário desafiador que a Syngenta promove em agosto a Caravana da Produtividade do Arroz, em regiões do Rio Grande do Sul. “Estamos falando de uma área de mais de 1 milhão de hectares e de boas perspectivas de produção com o aumento de chuvas e a retomada do volume nas barragens, após um período de seca recente e de pouco volume de água no final do verão”, explica Marcos Kohlraucsh, Líder de Marketing de Campo da Syngenta.

A ação segue o sucesso da Caravana do Trigo, realizada entre maio e início de agosto nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo (leia mais aqui).

Caravana da Produtividade do Arroz

Para apresentar as tecnologias para o manejo na cultura, a Caravana da Produtividade do Arroz irá levar diretamente aos produtores do Rio Grande do Sul soluções para combater pragas e doenças e garantir a máxima produtividade no campo, nos mesmos moldes da Caravana do Trigo.

Até o final de agosto, os produtores recebem a visita de uma unidade móvel da companhia, um veículo adaptado onde é possível conferir demonstrações e resultados de pesquisas.

A ação ocorre de 6 a 30 de agosto, em 44 pontos de ativação no estado. “Este é um momento importante, pouco antes do plantio, para o produtor ficar atento às doenças e pragas que podem influenciar na produtividade. Por isso acompanhar as tecnologias e se atualizar sobre as formas de controle são medidas tão importantes”, diz Kohlraucsh.

Tecnologias para o produtor

Uma das novidades na recomendação da Syngenta é o uso do Priori Top, com ação preventiva e controle de doenças na parte área da planta. “É uma solução relativamente nova para esta cultura, reunida em um único produto e com mais sucesso no controle e comodidade para o produtor”, explica Kohlraucsh.

A Syngenta apresenta ainda a eficiência no uso do Dual Gold, herbicida seletivo para o controle de daninhas e que é aplicado ainda no cultivo da soja, quando rotacionada com o cultivo do Arroz. “É um produto que auxilia no controle do arroz vermelho, que causa prejuízos ao produtor e que tem um bom encaixe com a rotação e todas as boas práticas agrícolas”, explica Kohlraucsh.

+Produção de trigo deverá chegar a 4,9 milhões de toneladas

+Momento é de escolha da semente adequada de milho e soja

+Syngenta participa do Congresso de Soja com novidades digitais e lançamentos

O arroz vermelho (Oryza sativa) é uma importante invasora das lavouras de arroz e considerada a planta daninha que mais danos causa a rizicultura, assunto ao qual também será abordado com uma solução dentro do sistema de rotação de culturas. Na Caravana, os produtores conferem ainda os benefícios do Actara e Engeo Pleno S, inseticidas de amplo controle de pragas na cultura do arroz.

Para conferir o calendário da Caravana da Produtividade do Arroz e participar, o produtor pode entrar em contato com o consultor da Syngenta da sua região.

Veja os próximos locais e datas onde ela acontece:

Agosto

6/8

- São Lourenço do Sul

- Camaquã

7/8

- Camaquã

8/8

- Tapes

- Taquari

9/8

- Triunfo

- Capivari do Sul

10/8

- Capivari do Sul

- Mostardas

13/8

- Jaguarão

14/8

- Bagé

- Dom Pedrito

15/8

- São Gabriel

16/8

- Rosário do Sul

- Alegrete

17/8

- Uruguaiana

- Itaqui

20/8

- Venâncio Aires

- Vale Verde/Passo do Sobrado

21/8

- Santa Maria

22/8

- São Sepé

- Caçapava do Sul

23/8

- Restinga Seca

24/8

- Dona Francisca

- Agudo

27/8

- Cachoeira do Sul

28/8

- Cachoeira do Sul

29/8

- Candelária

30/8

- Candelária

31/8

- Santa Cruz do Sul

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!