Ferrugem e manchas: encontro destaca ação ampliada de fungicida para doenças da cana

Resultados apresentados no evento mostraram ganho médio de 12 toneladas por hectare para o produtor de cana que optou pela tecnologia

31/10/2018 16:20:11

Atualizado:

31/10/2018 16:24:54

 

A incidência de doenças foliares é um dos principais problemas para o produtor de cana que busca maximizar a produtividade. As ferrugens marrom e alaranjada, que atacam as folhas na parte aérea da planta, reduzem a atividade fotossintética e causam prejuízos na qualidade final são entraves para o agricultor, mas não os únicos. As manchas anelar, ocular e parda, entre outras doenças secundárias da cana, também merecem o alerta.

Para oferecer uma tecnologia eficiente de controle nos canaviais, a Syngenta lançou em 2010 o Priori Xtra, um fungicida sistêmico desenvolvido especialmente para combater as doenças da cana de açúcar. O produto se tornou referência ao reduzir danos e viabilizar o cultivo de variedades susceptíveis às ferrugens marrom e alaranjada. “Fomos então além. Pesquisamos a eficiência do Priori Xtra no controle de mais de onze tipos de fungos presentes nas doenças secundárias além da ferrugem e tivemos excelentes resultados. Hoje, conseguimos oferecer ao produtor um controle muito mais amplo e com aumento significativo de produtividade”, explica Leandro Boncompagni, coordenador de Campanhas da Syngenta.

Encontro Nacional de Variedades

A eficiência do Priori Xtra no controle das ferrugens e das doenças secundárias pôde ser conferida na prática pelo público que participou do 12º Encontro Nacional de Variedades, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, em Ribeirão Preto (SP). O evento, idealizado pelo Grupo IDEA e referência no setor sucroenergético, reuniu instituições de pesquisa e empresas que desenvolvem trabalhos de desenvolvimento agronômicos para o setor sucroenergético, e contou com um público de mais de 600 produtores de todo o Brasil.

Foi a oportunidade da Syngenta apresentar os resultados de pesquisa que começaram há mais de dois anos em conjunto com a excelência dos resultados comerciais de Priori Xtra para cultura da Cana, com foco na eficiência contra as doenças secundárias e aumento de folhas fotossinteticamente ativas.

Os resultados em 2017 foram animadores, com 12 toneladas de ganho médio em produtividade nos 150 mil hectares que receberam a aplicação do produto. Foram mais de 30 clientes atendidos, com 24 variedades de cana e diversos segmentos, como usinas e fornecedores, de estados diferentes.

Nos testes foram estabelecidas duas áreas, lado a lado, uma tratada com Priori Xtra e outra sem o tratamento de fungicida. “O encontro foi importante para compartilhar essa experiência com usinas e produtores e mostrar que é possível controlar de forma eficiente as doenças foliares e aumentar a produtividade no final com ganho significativo”, diz Boncompagni.

Eficiência nas aplicações

Ao aderir ao programa, o agricultor deve seguir certas orientações, como realizar duas aplicações de Priori Xtra – a primeira de novembro a dezembro e a segunda 30 dias após a primeira aplicação – e deixar uma testemunha sem tratar como comparativo. Se, ao final da safra, mesmo seguindo às recomendações, o produtor não obtiver produtividade suficiente para superar o baixo investimento, a Syngenta faz o reembolso desses custos. “É uma garantia, que mostra o quanto o Priori Xtra é eficiente e pode ter esse uso ampliado, com controle efetivo de um grande complexo de doenças”, afirma Boncompagni.

Veja também:

+8 fatores para melhor controle da broca-da-cana

+Maturadores multiplicam lucros da cana nas regiões Norte e Nordeste

+Produtores de cana ganham R$ 25 para cada R$ 1 investido

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!