Governo aprova inseticida para lagartas de difícil controle no Brasil

Desenvolvido pela Syngenta, PROCLAIM® 50 estará disponível aos agricultores a partir de 2018 para soja, algodão e feijão

01/12/2017 11:56:47

Atualizado:

01/03/2018 12:06:37

 

Criado para combater lagartas de difícil controle, o inseticida PROCLAIM® 50 acaba de obter registro federal no Brasil. Desenvolvido pela Syngenta, o produto teve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para uso nas culturas de soja, algodão e feijão.

Registrado em mais de 90 países, o produto formulado a partir do Benzoato de Emamectina, passa a ser o único do mercado a contar com aprovação nacional definitiva. 

Estudos de instituições como Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Fundação Chapadão e Fundação Mato Grosso, entre outras, realizados em parceria com a Syngenta, mostram que PROCLAIM® 50 protege as plantas nas primeiras horas após a aplicação.

“Benzoato de Emamectina é um inseticida bastante esperado no campo devido à sua alta performece no combate a lagartas de difícil controle, com seletividade notável para importantes inimigos naturais”, afirma Geraldo Papa, pesquisador da UNESP.

O inseticida age por meio da rápida penetração no tecido foliar (ação translaminar) e, após ingestão pela lagarta, bloqueia a alimentação e a paralisa. “O produto é altamente seletivo e tem um amplo efeito de choque e residual” diz o gerente de portfólio de inseticidas da Syngenta, Aimar Pedrini.

Segundo o pesquisador Germison V. Tomquelski, da Fundação Chapadão do Mato Grosso do Sul, PROCLAIM® 50 teve eficiência acima de 90% no controle da Helicoverpa armigera na cultura da soja. “É uma importante ferramenta para o manejo integrado de pragas e contribui para a boa produtividade”, afirma o pesquisador.

De acordo com Aimar Pedrini, o inseticida reúne características e diferenciais de atuação para atender às necessidades de agricultores de todo o Brasil que lidam com a ameaça da proliferação de lagartas de difícil controle. “Estamos muito confiantes nos resultados que PROCLAIM® 50 entregará no que diz respeito ao controle desse tipo de praga”, diz o executivo da Syngenta.

Leia mais:

+ Helicoverpa armigera ataca soja transgênica em Goiás
+ Pressão de lagarta-do-cartucho exige manejo no pré-plantio de soja
+ Webinar: pragas podem provocar perdas de 50% na produtividade. Assista

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!