Lavouras de milho têm bom potencial produtivo no RS

Segundo a Emater/RS, até o momento, 30% delas estão em fase de floração e 40% em enchimento de grãos

20/12/2017 17:50:11

Atualizado:

20/12/2017 17:53:13

 

As lavouras de milho estão sendo favorecidas com as condições climáticas atuais e com potencial produtivo acima da média, de acordo com as informações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar). Até o momento, 30% delas estão em fase de floração e 40% em enchimento de grãos, ambas suscetíveis à falta de umidade no solo.

As chuvas registradas nas principais regiões produtoras, ao Norte do Estado, aliadas às temperaturas elevadas, têm contribuído para o bom desenvolvimento das lavouras, segundo a entidade.

Soja: a cultura da soja se encaminha para o final do plantio (97% da área já semeada) com as lavouras apresentando bom desenvolvimento. As culturas implantadas recentemente estão sofrendo com mais intensidade devido à persistência da baixa umidade do solo e as altas temperaturas por períodos mais longos. O desenvolvimento é considerado lento nas áreas onde as precipitações mais abundantes não ocorrem há mais de 20 dias.

Feijão: a colheita da primeira safra do feijão prossegue em todo o Estado, já atingindo 15% da área implantada até o período. As demais fases se encontram em evolução e em desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos. As condições climáticas favoráveis, durante o estágio reprodutivo, beneficiaram o crescimento das plantas, que apresentam porte alto.

Leia mais:

+Milho safrinha: área plantada deve recuar 12,4% no Centro-Sul

+Preços do milho devem melhorar em 2018, diz consultor

+Milho: produtores devem colher 18,75% a menos no MT

 

 

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!