Mato Grosso do Sul tem aumento de 78% em casos de ferrugem asiática

Segundo dados do Consórcio Antiferrugem, estado é o segundo maior em número de doenças, atrás do Rio Grande do Sul. Foram 114 ocorrências nesta safra

25/04/2018 17:52:47

 

Segundo dados do Consórcio Antiferrugem, o Mato Grosso do Sul encerrou a safra 2017/2018 de soja com o segundo maior número de casos de ferrugem asiática do país. O estado registrou na temporada 114 ocorrências, número superado apenas pelo do Rio Grande do Sul, com 125. Em todo país foram 641.

O número de casos em Mato Grosso do Sul cresceu 78,12% em relação à safra passada. Também foi a maior incidência das últimas nove temporadas. O último surto havia ocorrido na temporada 2009/2010, quando os agricultores sul-mato-grossenses contabilizaram 333 ocorrências da doença.

Foram registrados casos em 15 municípios do estado: Antônio João, Aral Moreira, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Itaporã, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia. O maior número de registros ocorreu em Chapadão do Sul, com 65.

A ferrugem é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da cultura. De acordo com a Embrapa, plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, o que reduz o peso final dos grãos. Os danos variam de 10% a 90% da produção.

Prevenção

Os primeiros sinais são os esporos que o fungo Phakopsora pachyrhizi deixa na folha, formando pontos escuros. Identificar a ferrugem no estágio inicial é fundamental para evitar a proliferação do fungo e reduzir as chances de perdas.

O agricultor deve sempre intensificar o monitoramento e redobrar a atenção, sempre iniciando a proteção da lavoura preventivamente e posicionando os produtos de maneira correta. As primeiras aplicações devem ser preventivas, e os fungicidas à base de carboxamidas são a melhor opção. Nesse caso, entre os produtos disponíveis no mercado está o Elatus, da Syngenta.

Leia mais:

+Como proteger a lavoura de soja da ferrugem asiática

+Brasil já tem casos de ferrugem asiática na soja nesta safra

+MT registra focos de ferrugem asiática em soja guaxa

 

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!