Mofo-branco causa perdas de produtividade na soja no sul

Doença pode atingir mais de 400 espécies diferentes e exige manejo integrado para evitar infestações

16/04/2018 14:28:54

Atualizado:

16/04/2018 14:29:50

 

O mofo-branco, doença causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, foi um dos principais responsáveis pela redução da produtividade nas lavouras de soja na safra 2017/2018, principalmente na região nordeste do Rio Grande do Sul. A informação é do consultor técnico e engenheiro agrônomo do Departamento do Agronegócio da Fiesp (Deagro), Carlos Dellavalle Filho, em entrevista ao Agrolink.

O fungo é um problema para grande parte dos agricultores, pois pode atingir mais de 400 espécies diferentes, incluindo soja, feijão e batata. A doença pode se manifestar com severidade em áreas acima de 600 metros de altitude, onde a umidade é alta e as temperaturas variam entre 10°C e 21°C, características do sul do país, segundo ele.

Ainda de acordo com o agrônomo, muitos sojicultores do Rio Grande do Sul consideram que essa é uma doença recente, mas na verdade, a área de abrangência do mofo-branco está aumentando de maneira gradativa ao longo dos últimos quatro anos. Temperaturas amenas e umidade durante a noite são condições que favorecem a proliferação e a germinação do patógeno.

A doença deve ser controlada com um programa de manejo integrado, que inclui rotação de culturas, boa palhada,  controles biológico e químico e semente de boa qualidade, segundo Dellavalle.

De acordo com informações da Embrapa, o mofo-branco é uma doença antiga na cultura de soja, mas devido ao aumento da incidência no Brasil, passou a afetar economicamente a produção da oleoginosa a partir de 2008. O controle é difícil por causa da capacidade do patógeno de produzir estruturas de resistência, que sobrevivem no solo de uma safra para a outra e por apresentar uma ampla gama de hospedeiros.

Leia mais:

+Mato Grosso do Sul registra volume recorde na produção de soja

+Soja: previsão é de colheita de 9 mi de toneladas no MS

+Capim-amargoso: prevenção pode evitar perdas de 1 tonelada de soja/ha

 

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!