Operação Brasil capacita profissionais para melhor atendimento ao produtor

Ação promovida pelo Centro de Excelência Syngenta junto à força de vendas ajuda o agricultor na melhor informação para tomada de decisões

30/08/2018 09:55:11

Atualizado:

30/08/2018 09:59:11

 

O Centro de Excelência Syngenta, através do seu núcleo de negócios, promoveu nos meses de julho e agosto mais um treinamento para a força de vendas: a Operação Brasil. O evento capacitou a força de vendas interna e consultores dos canais parceiros da Syngenta em competências de negociação e gestão de clientes.

Com esse investimento, o produtor recebe um ganho direto, já que tem a disposição um time preparado para sanar dúvidas, compartilhar conhecimentos e apresentar as mais avançadas tecnologias que ajudam a alcançar a máxima produtividade das lavouras, como por exemplo o uso do digital.

“Esse treinamento foi construído com o suporte de várias equipes e visa preparar e diferenciar nossos times comerciais para que possam oferecer as melhores tecnologias e soluções aos clientes, pois desenvolvemos um modelo que busca traduzir necessidades reais de quem está no dia a dia no campo”, explica Marcos Queirós, gerente da área de Field Force Effectivenes (FFE) – Efetividade da Força de Vendas - da Syngenta.

Uma das tarefas essenciais de todo produtor ou empreendedor é fazer a escolha por um parceiro que conheça profundamente o seu negócio e que esteja preparado para lhes oferecer as melhores estratégias, visando atingir a máxima rentabilidade dos seus negócios.“Temos uma estratégia focada no agricultor e precisamos garantir o entendimento e o alinhamento dela. Ter profissionais especialistas em atender bem os nossos diferentes tipos de clientes e com total conhecimento das melhores tecnologias do campo é um dos nossos grandes objetivos durante os treinamentos da Operação Brasil”, explica Queirós.

Uma das estratégias do Centro de Excelência é desenvolver programas de capacitações de alta qualidade mas que tenham escala. A Operação Brasil trouxe um novo modelo de treinamento em atendimento a clientes e negociação, onde mais de dois mil profissionais foram capacitados, entre consultores de canais e RTVs.

Um dos pontos de destaque deste modelo é que os gerentes regionais de vendas são totalmente integrados e participativos nas atividades e dinâmicas com as equipes, dando a oportunidade para que possam customizar ações de desenvolvimento por profissional e do time.

Outro ponto importante é que o novo formato é realizado regionalmente, diminuindo o tempo que os profissionais ficam fora de suas cidades-sede.  Foram oito encontros no total, em sete estados diferentes, realizados nas cidades de Ribeirão Preto (SP), Paulínia (SP), Dourados (MS), Goiânia (GO), Londrina (PR), Cuiabá (MT), Cascavel (PR) e Palmas (TO).

Capacitação para melhor atendimento

“O bom profissional da área, a meu ver, é aquele que consegue ser referência técnica e equilibrar essa característica com as habilidades comerciais. E o modelo de capacitação da Operação Brasil trabalhou de forma muito ampla esses dois conceitos”, diz Matheus Alvim, gerente regional da unidade Leste.

Para Felipe Manerba, gerente regional da unidade Cerrado, a Operação Brasil trouxe um novo formato, mais dinâmico e diferenciado. “Antes, havia um conceito de exposição parecido com a experiência de sala de aula. Agora, há uma forma melhor de compartilhamento e troca de experiências, onde é possível aprendermos juntos e evoluir, para atender cada vez melhor o produtor”, diz.

A opinião é compartilhada pelo gerente regional Felipe Fett, da unidade Seedcare. “Estar perto do cliente e criar valor nas negociações para estabelecer o melhor relacionamento e garantir ganhos nessa troca. A Operação Brasil resgatou esses objetivos e nos mostrou as ferramentas de como fazer isso na prática”, afirma. “Agora é irmos a campo e fazermos a diferença, que com certeza alcançaremos sucesso”, completa.

Para o gerente regional Marcelo Pansera, da unidade Sul, a forma como foi realizada a Operação Brasil, com orientações em conjunto sobre técnicas de vendas e o posicionamento técnico dos produtos, facilitou o entendimento do distribuidor. “A melhor forma de você levar as oportunidades ao agricultor é capacitar o consultor, que irá levar até ele as novidades e informações. Esse link entre produtos e técnicas de vendas é essencial para alcançar este objetivo”, diz.

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VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!