Paraná colheu 41% da 1ª safra e concluiu plantio de milho safrinha

Relatório do Deral indica atrasos na colheita no estado em relação ao ano passado

23/03/2018 14:05:29

 

Segundo maior produtor do país, o Paraná colheu 41% de sua primeira safra de milho, de acordo com o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral). O resultado representa um atraso de 28 pontos percentuais na comparação com os 69% colhidos na mesma época na temporada do ano passado. 

De acordo com o relatório do órgão oficial, as lavouras ainda encontram-se com 22% em frutificação, contra apenas 4% no ano passado. Por outro lado, 78% está em maturação, contra 96% do ano passado. Segundo a T&F Consultoria Agroeconômica, a situação é de atraso, e a comercialização atingiu apenas 2%, contra 25% do ano passado.

Já a segunda safra de milho do estado está 100% plantada. Sobre as fases do cultivo, 50% estão em desenvolvimento vegetativo, 30% em floração, 20% em frutificação e 0% em maturação, também segundo o Deral.

Soja

A colheita da safra de soja 2017/18 atingiu 74% da área plantada no Paraná, segundo o Deral. Em relação à semana passada, o trabalho avançou 12 pontos porcentuais, porém com atraso na comparação com igual período do ano passado, quando estava em 77%.

Leia também:

+Atraso na semeadura deve reduzir área plantada com milho safrinha

+Produtor deve planejar e investir em tecnologia para milho safrinha

+Milho safrinha: área plantada deve recuar 12,4% no Centro-Sul

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!