Pesquisadores ajudam a criar tecnologias e combater pragas, em projetos inovadores

Grupo pioneiro criado pela Syngenta reúne-se para desenvolver e garantir eficiência de defensivos na lavoura, antes de disponibilizá-los ao produtor

24/05/2018 10:43:25

Atualizado:

24/05/2018 10:48:02

 

Há vinte anos, a Syngenta ouviu pesquisadores e entomologistas (profissional que se dedica ao estudo de insetos) renomados antes de lançar um inseticida no mercado, o Thiamethoxam. Foi a chance de obter não apenas o aval técnico do produto, mas de concretizar uma ideia pioneira da companhia no Brasil: a criação do SEAG (Syngenta Entomology Advisory Group).

O grupo surgiu com uma premissa da empresa que permanece até hoje: a de compartilhar informações junto à comunidade científica antes do lançamento de novas tecnologias e ampliar o desenvolvimento do agronegócio. Para isso, pesquisadores, professores, entidades privadas, consultores e representantes da Syngenta que integram o SEAG se reúnem anualmente, há duas décadas.

Mas nem tudo fica restrito aos encontros. “Nos falamos em diversas fases da pesquisa, o que nos ajuda a desenvolver, testar, verificar modos de ação e disponibilizar ao produtor opções com muito mais qualidade e confiabilidade”, afirma Giorla Moraes, gerente de Inseticidas e Desenvolvimento de Produtos da Syngenta e consultora responsável pelo SEAG.

O grupo tornou-se referência inclusive para outras empresas do setor, que criaram projetos semelhantes. O seu lançamento oficial foi durante o Congresso Brasileiro de Entomologia, em 1998, no Rio de Janeiro.

Reconhecimento e confiança

As discussões do SEAG são abertas e abrangem recomendações de uso, metodologias de experimentação e desenvolvimento de novos inseticidas para combater pragas na lavoura. “O aval dos pesquisadores facilita o registro técnico, o reconhecimento do mercado e a confiança do produtor, que se sente mais seguro em usar uma solução desenvolvida dessa forma”, diz Giorla.

O grupo é formado por 25 pessoas. São 14 consultores que integram um conselho voltado para as culturas de soja, algodão, milho e feijão e outro, com 11 especialistas em hortifruti, cana, café e citros. Entre os produtos referências do mercado que passaram por discussão no SEAG estão: Cruiser, Engeo Pleno, Ampligo, Voliam Targo e Durivo.

O lançamento mais recente e que teve o aval do SEAG é o Proclaim, indicado para o combate de lagartas de difícil controle e formulado a partir do Benzoato de Emamectina, substância que até então só podia ser usada em caráter emergencial e com permissão do governo. “Foram uma série de discussões e estratégias de alinhamento, com papel fundamental do SEAG, para que o produtor tivesse a melhor tecnologia à disposição”, diz Giorla.

A opinião de quem participa

Geraldo Papa, pesquisador da Unesp com mestrado e doutorado em Entomologia, participa do SEAG desde o início do projeto, em 1998 e ressalta o pioneirismo e evolução do grupo. “Ele aprimorou-se ao longo do tempo e ficou fortalecido com ideias e parcerias, trocas de informações constantes e avanços em metodologias de avaliação e pesquisa”, diz.

Para a pesquisadora e professora da Universidade de Rio Verde, em Goiás, Jurema Rattes, o debate e o empenho em busca de informações reforçaram a importância do SEAG. “Essa discussão ampla, inclusive entre participantes de regiões diferentes, traz agilidade e confiança para a tomada de decisões e leva benefícios diretos ao produtor”, diz. A próxima reunião presencial do SEAG ocorrerá em julho. 

Leia mais:

+Pragas: manejo estratégico é essencial para bom resultado da soja

+Pesquisadores visitam áreas do RS para verificar a eficiência dos fungicidas na soja

+Pragas: controle exige cuidados que vão além do uso de inseticidas

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!