Plantas daninhas: cuidados devem ser tomados antes do cultivo

Veja o que levar em conta para evitar o problema

04/01/2018 10:02:12

Atualizado:

11/01/2018 09:56:44

 

As plantas daninhas representam hoje um dos principais problemas para o agricultor no Brasil. As estimativas de perdas na produção de grãos podem chegar a 70% nas lavouras de soja em casos extremos de infestação, segundo dados da Embrapa Soja. O manejo químico é uma eficiente estratégia de controle, mas medidas importantes precisam ser tomadas para evitar o surgimento de plantas resistentes.

No capitulo de hoje da websérie você acompanha as dicas do pesquisador da Embrapa Soja, Fernando Adegas, para lidar com o problema. Ele lembra que o manejo integrado é essencial e cita ações como o espaçamento do plantio e a palhada (ação que impede a entrada de luz e sol na plantação) entre as medidas a serem tomadas. Isso tudo aliado ao manejo químico, sempre com os cuidados necessários para evitar o surgimento de plantas resistentes.

 

Acesse os demais capítulos da websérie nos links abaixo. E não perca: nesta sexta-feira (5) vamos falar sobre doenças fúngicas e as formas de combatê-las.

+Clima: saiba mais sobre esse fator determinante para o sucesso no campo

+Tratamento de sementes: a base para o ganho de produtividade

+Doenças fúngicas: dicas para o manejo adequado

+Pragas: controle exige cuidados que vão além do uso de inseticidas

+Bioestimulantes trazem ganhos de produtividade comprovados

+Economia: saiba o que é relevante para a tomada de decisões

+Sucessão familiar: as quatro bases necessárias

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!