Plantio da safra 2017/2018 de soja é o mais lento em 10 anos

Segundo levantamento da Brandalizze Consulting, área plantada ficou abaixo da média histórica para a época

17/11/2017 19:46:00

Atualizado:

17/11/2017 20:12:15

 

O plantio da safra de soja 2017/2018 é o mais lento em dez anos, segundo levantamento da Brandalizze Consulting divulgado em 13 de novembro.

De acordo com a consultoria, a média histórica para esta época é de 60% da safra já plantada, mas os números desta temporada ainda não tinham superado os 53% quando foi realizado o estudo.

O atraso se deve ao longo período de estiagem no Mato Grosso e no Paraná, primeiras regiões a iniciar a semeadura.

Com as condições climáticas mais favoráveis, o produtor deve acelerar o plantio para minimizar o impacto na primeira colheita, que, segundo a consultoria, é a mais produtiva.

Além da consequente perda de produtividade, os produtores também podem se preocupar com o estreitamento da janela de plantio do milho safrinha, que deveria iniciar a partir da segunda quinzena de fevereiro e, devido ao atraso da soja, pode acontecer fora do período ideal.

Leia também:

+ Praga incomum ataca soja nas regiões de fronteira do Brasil

+ 9 dicas para conseguir o melhor desempenho da semeadora

+ Mapa de Monitoramento: receba gratuitamente alertas de daninhas, pragas e doenças, como a ferrugem, na sua região

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!