Plantio de soja chega a 73% e recupera atraso em relação a 2016

Melhoria das condições climáticas em todo o Brasil permitiu o avanço, mostra levantamento da AgRural

17/11/2017 20:11:27

Atualizado:

17/11/2017 20:31:23

A melhoria das condições de umidade em todo o Brasil permitiu o avanço do plantio de soja, depois de registrar um dos maiores atrasos dos últimos 10 anos. Levantamento da AgRural mostra que, até 16 de novembro, 73% da área total estimada para o país estava semeada, ante 57% uma semana antes, 73% um ano atrás e 68% na média de cinco anos. O avanço de 16 pontos em uma semana - o maior desta safra - eliminou, portanto, o atraso em relação ao ano passado, além de colocar o ritmo da semeadura à frente da média de cinco anos.

Mato Grosso do Sul lidera, com 98% da área já semeada. Em seguida aparecem Rondônia (95%), Mato Grosso (90%) e Paraná (88%). Os destaques da semana foram Goiás e Minas Gerais, onde a melhora da umidade levou a um salto semanal de 26 pontos no plantio, para 79% e 51%, respectivamente. O ritmo também foi forte no Rio Grande do Sul, que já plantou 53% de sua área, Santa Catarina (71%), Bahia (40%), Maranhão (35%), Tocantins (28%) e Piauí (16%) - todos à frente do ano passado e da média de cinco anos.
 
Milho verão

Com a melhora da umidade na porção leste de Goiás, o plantio de milho verão saltou de 2% para 40% da área total estimada para o estado em apenas uma semana, segundo a AgRural. Com isso, a área já semeada no Centro-Sul do Brasil passou de 54% para 63%. Ainda há atraso, porém, na comparação com os 79% do ano passado e os 65% da média de cinco anos, já que os trabalhos seguem lentos em Minas Gerais, onde apenas 9% da área está plantada. Focados na soja, os mineiros estão deixando para plantar o milho um pouco mais tarde.

No Sul do país, que planta antes e já encerrou a semeadura, a safra se desenvolve bem e a expectativa é de boa produtividade, embora não tão alta como a do ano passado, ainda de acordo com o levantamento da AgRural. No Rio Grande do Sul, parte das lavouras já está em formação de grãos.

Leia também:

+ E-book: "Doenças fúngicas na cultura da soja - como controlar?"

+ Webinar: bioestimulantes podem trazer ganho de 2,5 sc/ha de soja. Assista

+ 9 dicas para conseguir o melhor desempenho da semeadora

+ Pressão de lagarta-do-cartucho exige manejo no pré-plantio de soja

+ Mapa de Monitoramento: receba gratuitamente alertas de daninhas, pragas e doenças, como a ferrugem, na sua região

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!