Pragas: controle exige cuidados que vão além do uso de inseticidas

Monitoramento da lavoura, definição de defensivos e cuidados com a aplicação são fundamentais

08/01/2018 10:15:54

Atualizado:

11/01/2018 10:06:05

Quando não controladas de forma adequada, as pragas têm um potencial para comprometer grande parte da produção. Segundo Geraldo Papa, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o manejo adequado é fundamental para lidar com o problema. Além do monitoramento constante da lavoura, as medidas incluem, quando necessária, a identificação do defensivo mais indicado para cada situação.

Essas e outras orientações estão detalhadas no episódio de hoje da websérie 8 Aspectos para Tomada de Decisão pelo Agricultor . No vídeo, o especialista reforça a importância do uso de defensivos no momento certo e os cuidados com a aplicação. Clique e acompanhe as dicas do professor:

 

Abaixo, você confere ainda os demais temas abordados na websérie que vão lhe ajudar a estabelecer sua estratégia de produção. Você também poderá se informar sobre outros temas, como clima e tratamento de sementes, entre outros.

+Clima: saiba mais sobre esse fator determinante para o sucesso no campo

+Tratamento de sementes: a base para o ganho de produtividade

+Plantas daninhas: cuidados devem ser tomados antes do cultivo

+Doenças fúngicas: dicas para o manejo adequado

+Bioestimulantes trazem ganhos de produtividade comprovados

+Economia: saiba o que é relevante para a tomada de decisões

+Sucessão familiar: as quatro bases necessárias

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!