Preços em alta devem estimular produção de trigo neste ano

No Rio Grande do Sul, preço do cereal teve aumento de 12,09% em março, segundo o Cepea. Paraná também registrou alta

27/03/2018 16:52:05

 

O valor do trigo pago ao produtor está em alta, de acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Agropecuária (Cepea). Em 26 de março, o preço médio do cereal no Rio Grande do Sul fechou em R$ 642,34, um aumento de 12,09 % no mês, segundo a entidade. Já no Paraná, o valor registrado na mesma data é de R$ 695,71, com alta acumulada em 2,22%.

O aumento se deve ao maior preço ofertado pelas indústrias e à menor competitividade do milho. Com isso, o Cepea prevê um estímulo para os produtores semearem o trigo neste ano. Paraná e Rio Grande do Sul são responsáveis por 87,8% da produção nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta também é impulsionada pelo período de entressafra, de acordo com o Cepea. Além disso, o maior custo com a importação e os atrasos nos embarques do cereal argentino têm direcionado compradores ao mercado brasileiro. A previsão deve se confirmar em abril e maio, quando os produtores definem as compras de insumos e sementes, segundo a consultoria Trigo & Farinhas. 

Leia mais:

+O mapa do trigo além do sul

+Trigo: o que fazer antes do plantio para ter maior produtividade

+Conab estima aumento de 9,2% na produção de trigo do Brasil

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!