Pressão de lagarta-do-cartucho exige manejo no pré-plantio de soja

Sem os cuidados necessários no início do ciclo, inseto pode destruir lavoura e, em alguns casos, forçar replantio

09/11/2017 19:00:24

Atualizado:

09/11/2017 19:45:25

Shutterstock

O início do plantio de soja é uma das etapas fundamentais para o sucesso de uma safra cheia. A falta de um preparo correto, a dessecação mal feita entre uma safra e outra, e o clima e favorecem o aparecimento de pragas e, em alguns casos mais severos, traz a necessidade de replantio. Altas infestações de lagartas, principalmente da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), no Sul do país, tem acarretado danos às plantações de trigo de forma mais intensa, esses insetos já estão presentes nas áreas de cobertura verde para a soja da safra 2017/2018.

Segundo Leonardo Cavada, DTM da Syngenta Sul, de forma geral, a região apresentou inverno mais seco meses atrás, com temperaturas mais elevadas e chuvas intercaladas. Toda praga, de forma geral, é beneficiada com essa combinação. “Tivemos um inverno mais problemático, e agora estamos vendo mais os danos da lagarta, inclusive nas culturas a serem plantadas”, diz o especialista. Algumas lavouras tiveram que ser replantadas devido o ataque intenso da Spodoptera. “Isso é novidade, porque não ouvíamos falar tanto de replantio por lagartas. É urgente tomar medidas agora, o erro no início do plantio já limita a produtividade lá na frente”, explica.

Controle efetivo

A Spodoptera frugiperda é uma das lagartas que não são controladas pela tecnologia Intacta, resistente a pragas. Por isso, a dependência de um estande correto de plantas é fundamental para boas produtividades. Se não houver um controle efetivo de lagartas e outros insetos antes do plantio, o produtor pode amargar perdas. “A produtividade é construída desde o inicio da lavoura. Um mau controle representa perda de produtividade lá no fim da safra”, diz o DTM da Syngenta.

Veja também:
+ Praga incomum ataca soja nas regiões de fronteira do Brasil

+ E-book: "Doenças fúngicas na cultura da soja - como controlar?"

+ Abertas inscrições para desafio nacional de produtividade da soja

O tratamento de sementes Fortenza Duo ajuda a manejar a lagarta-do-cartucho. Entretanto, Cavada explica que se o número de insetos por metro quadrado for muito alto, a praga pode chegar até a semente tratada, prejudicando seu desenvolvimento inicial. Por isso é importante aliar o uso de inseticidas eficazes como o Ampligo no pré-plantio, o que oferece um bom controle da população da praga.

As dicas para um bom manejo, segundo o especialista, são:

  1. Monitore a área a ser plantada, identificando as pragas e sua população. Se constatado o problema, é preciso avaliar os potenciais danos e pensar no manejo pré-plantio com as melhores tecnologias para a manutenção de um estande ideal.
  2. Se as lagartas forem grandes e em quantidade razoável, é essencial que o produtor faça o controle no pré-plantio, mesmo que já use um tratamento de semente bom, como Fortenza.
  3. Aposte nas melhores tecnologias. A associação do inseticida Ampligo + tratamento de semente Fortenza controla de forma mais eficaz a população de lagartas, minimizando o potencial destrutivo que a praga pode causar.
  4. Adote boas práticas de cultivo, como espaçamento correto e quantidade de plantas por metro quadrado. Mantendo isso até o final, sem perdas deplantas por causa de lagartas, a produtividade pode ser incrementada em mais de 3,5 sacas por hectare, quando comparado ao método tradicional de controle usado pelos produtores brasileiros. Uma ferramenta sozinha não resolve o problema. É preciso que ela seja associada com as melhores técnicas para ter uma colheita boa.

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!