Produtores de trigo devem colher 1,4 milhão de toneladas no RS

Safra é considerada a pior dos últimos dez anos, segundo consultoria Trigos & Farinhas

23/11/2017 19:00:25

Atualizado:

06/12/2017 16:38:02

Os produtores de trigo do Rio Grande do Sul devem colher 1,4 milhão de toneladas nesta safra, considerada a pior dos últimos dez anos. A previsão é da consultoria Trigos & Farinhas, divulgada em 21 de novembro.

Segundo o 5° Levantamento Privado da Safra de Trigo do RS, a colheita já está perto de terminar no estado, com aproximadamente 92% das áreas finalizadas. As 8% restantes estão em processo final de maturação ou aptas a colher. De acordo com a consultoria, faltam apenas as lavouras nos campos de cima da serra e alguma coisa no sul do Estado.

“A capacidade instalada de moagem do estado gira em torno de 1,7 milhão de toneladas, o que deve obrigar importações de 600 a 900 mil toneladas”, diz a T&F. A origem do trigo importado será principalmente argentina, por ser o mais barato e com a qualidade necessária para atender as necessidades brasileiras.

Segundo a consultoria, haverá um volume para moagem de 1,0 milhão de toneladas de trigo para abastecer a demanda de moinhos locais e alguns lotes para Santa Catarina e Paraná - a disponibilidade será apertada.

Leia também:

+ Lagarta-do-trigo: ataques à folha-bandeira e à espiga

+ Qualidade do trigo paranaense a colher está abaixo do esperado

+ Tecnologia facilita o combate aos inimigos da produtividade no campo

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!