Programa Sillus premia produtores de silagem do Rio Grande do Sul

Uso de tecnologia e orientações do Programa Sillus, da Syngenta, foram essenciais para aumento da produção de milho silagem

05/07/2018 17:05:27

Atualizado:

06/07/2018 08:36:29

 

A Syngenta promoveu no primeiro semestre de 2018, pelo quarto ano consecutivo, uma série de encontros nos quais premiou produtores da região sul do Brasil. Eles se destacaram e tiveram alta produtividade de milho silagem nesta safra com o uso de tecnologias e orientações da Syngenta que integram o Programa Sillus.

Com o Sillus, da Syngenta, o agricultor consegue cultivar um milho silagem de maior qualidade e também garante maior produtividade. O programa tem ganhado a preferência no campo e possui dois pilares para oferecer maior rentabilidade na lavoura e na ordenha: assistência técnica e tecnologia.

Com a tecnologia fornecida pela Syngenta, os produtores têm obtido ao longo dos anos um milho silagem com maior valor nutritivo. “No Programa Sillus, o primeiro passo é entender as necessidades de cada produtor. Depois, oferecemos a mais moderna tecnologia em sementes e defensivos e, por fim, damos a garantia de orientações e suporte através de técnicos especializados”, explica Ivan Tedesco, representante técnico de vendas (RTV) da Syngenta na região.

Vantagens na produção de leite

O Sillus permite com que seja atingido um maior volume de massa e maior quantidade de litros de leite através do uso de sementes biotecnológicas e defensivos agrícolas. O produtor tem todas as ferramentas necessárias para melhores resultados de volume por área de silagem. 

Para se ter uma ideia, este tipo de milho representa 60% do total consumido pelos animais. O alimento é consumido por vacas em estado de lactação e é fundamental para que elas produzam mais leite. Desta forma, está na cartilha do bom produtor de leite a tarefa de também cultivar um milho silagem de qualidade, objetivo alcançado com mais eficiência com a parceria com a Syngenta.

Tecnologia e suporte

Dentro do programa, o produtor pode contar com os benefícios do híbrido Maximus VIP3, semente que previne o ataque de lagartas em todos os estágios do cultivo, beneficiado pela biotecnologia Viptera 3, resistente ao glifosato.

Ele ainda conta com as vantagens do fungicida Priori Xtra, que protege a planta de doenças e do Engeo Pleno S, com tecnologia zeon, que garante a proteção contra percevejos. “É um programa bem completo, com uso ampliado pela divulgação dos próprios produtores. Eles entendem as vantagens que o Sillus oferece e não voltam atrás, já que há segurança do plantio até a colheita”, explica Tedesco.

Concurso de Produtividade

A Syngenta tem promovido diversos encontros ao longo do ano para incentivar as boas práticas agrícolas e disponibilizar as melhores tecnologias para o produtor de milho silagem. Neles, a empresa faz a premiação do Concurso de Produtividade, uma chance de incentivar o produtor a garantir maior qualidade e rentabilidade no campo a cada safra.

O concurso é anual e está em sua quarta edição em 2018. Desta vez, os participantes iniciaram as plantações de milho entre os meses de agosto e setembro de 2017 e realizaram a colheita entre dezembro e fevereiro de 2018. Foram aproximadamente 1.500 hectares cultivados com as tecnologias, orientações e suporte técnico da Syngenta.

Os encontros ocorrem ao longo do ano. No mais recente, os maiores produtores de milho silagem foram premiados pela Syngenta e pela Cotrisal durante o 4º Concurso de Produtividade, após mais de duzentas visitas em propriedades assistidas. O uso do Maximus Vip3 gerou o recorde de produtividade de 113,3 ton/MV/ha.

Na Cotrisal, superaram as expectativas em produção o produtor Alberto Bonfanti e esposa, pelo 2º ano consecutivo, juntamente com o seu técnico Deomir Martini, de Constantina. O trabalho em conjunto de Syngenta e Cotrisal elevaram a produtividade em mais de 15% nos últimos 4 anos. Ao analisar a qualidade de silagem, o aumento é de mais de 100%.

Leia também:

+O melhor milho silagem para a maior produtividade de leite

+Momento é de escolha da semente adequada de milho e soja

+Com Sillus, Clairton Secconello ampliou a produção de leite em sua propriedade

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!