Seedcare Institute: laboratório garante qualidade da semente

Unidade faz a determinação da dose dos produtos presentes em amostras de sementes tratadas por empresas

17/01/2018 12:09:27

Atualizado:

24/01/2018 18:22:02

 

Além de desenvolver tecnologia para assegurar resultados cada vez mais positivos com o tratamento de sementes, o Instituto Seedcare da Syngenta também trabalha para garantir que todo o trabalho desenvolvido por seus especialistas chegue efetivamente ao produtor. Para isso, alinhada à preocupação de oferecer treinamentos aos profissionais das empresas que produzem e tratam sementes, o instituto coloca à disposição das mesmas os serviços de seu Laboratório de Qualidade Assegurada. Através de análises químicas (cromatografia líquida de alta precisão – HPLC), a unidade faz a determinação da dose dos produtos presentes em amostras de sementes tratadas por estas empresas, com o objetivo de avaliar a conformidade com as receitas desenvolvidas.

A análise é feita por engenheiros químicos especializados e visa preservar aspectos como capacidade de germinação e vigor, bem como a eficiência do controle de pragas e doenças, antes dela chegar ao produtor. No processo são analisadas principalmente sementes de milho e de soja, por meio da extração e diluição dos tratamentos aplicados às sementes que possibilitam avaliar a quantidade de princípios ativos presentes. O processo minimiza possíveis erros na aplicação, garantindo produtos de maior qualidade e eficiência para o agricultor.  

Em resumo, os testes químicos permitem avaliar se a dosagem do produto foi aplicada de forma correta, garantindo eficiência de controle sem afetar a qualidade fisiológica das sementes, conforme afirma a responsável técnica pelo Laboratório de Qualidade Assegurada do Seedcare Institute, Mônica Amurim Freitas Massa. Saiba mais no vídeo:

 

Veja também:

+Seedcare Institute: papel estratégico no apoio ao produtor 

+Tratamento de sementes: a base para o ganho de produtividade

+Websérie: 8 aspectos para a tomada de decisão pelo agricultor

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!