Sem previsão de chuvas nos próximos dias, safra argentina está em risco

Segundo meteorologista da Climatempo, últimos boletins de soja no país mostram muitas áreas em condições ruins e apenas algumas em situação regular

27/02/2018 14:30:47

Atualizado:

27/02/2018 16:07:29

 

Não há previsão de chuvas na Argentina nos próximos dias e já é possível dizer que, se o clima continuar seco como está, existe o risco real de quebra da safra no país. É o que afirma o meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo.

“Há mais ou menos um mês estamos ouvindo: ‘se não chover semana que vem, o produtor argentino vai perder muito’. Agora, isso realmente está acontecendo”, disse Nascimento. Segundo ele, as perspectivas climáticas não são boas. Os últimos boletins de soja mostram muitas áreas em condições ruins, algumas em situação média e poucas em bom estado. “A umidade no solo está de regular para baixo e a expectativa para as próximas semanas é de pouca chuva”, afirma o meteorologista.

A Argentina é o terceiro país que mais produz soja do mundo – Brasil é o segundo e Estados Unidos são o primeiro. Para o mercado brasileiro, o mau momento argentino representa uma boa notícia. Em 2017, como todos os principais produtores mundiais tiveram safras cheias, os preços da commodity foram para baixo. “Neste ano, o preço já está subindo, e um dos motivos é o problema do clima na Argentina”, diz. As projeções de Alexandre Nascimento foram feitas durante webinar sobre clima e agricultura no Portal Syngenta, em 26 de fevereiro.

Segundo a Consultoria de Climatologia Aplicada (CCA), a seca na Argentina já é a pior em 44 anos. Nos últimos quatro meses foram registrados de 100 a 400 milímetros a menos em relação à média de chuvas observada desde 1973. Neste período, considerado chave para o plantio e o desenvolvimento de milho e soja, as chuvas devem estar entre 450 e os 550 milímetros, informou o portal Agrolink.

Assista ao vídeo no webinar na íntegra aqui.

Leia também:

+ Produção de soja argentina pode cair a 43 milhões de toneladas

+ Clima favorece safrinha, mas prazo para plantio está no fim

+ Ferrugem, mancha-alvo e antracnose: como evitar perdas na produção de soja

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!